Oficial: Campeonato Alemão retorna em maio; Coreia do Sul retoma o futebol nesta semana
Comunicado informa que a Bundesliga será retomada no dia 16 e terá seu fim na última semana de junho
Agora é oficial: o Campeonato Alemão será retomado no dia 16 de maio após uma pausa de mais de dois meses no futebol devido a Pandemia de Coronavírus. A informação foi divulgada pela Bundesliga nesta quinta-feira (7). A Bundesliga 2, a Série B do campeonato, também estará de volta no mesmo período até o dia 28 de junho, quando está marcado o encerramento da temporada.
A Alemanha tem atualmente mais de 169 mil casos da Covid-19 e 7.344 mortes por Coronavírus e mais de 135 mil pessoas recuperadas da doença até a quinta-feira (7). O primeiro caso registrado no país foi no dia 27 de janeiro. Todas as partidas serão realizadas com portões fechados por prazo indeterminado.
A chanceler alemã Angela Merkel e os chefes de estados do país confirmaram a volta dos torneios na quarta-feira (6) e o Presidente do Comitê Executivo da DFL e CEO da DFL, Christian Seifert, comentou a importância deste retorno e os cuidados que todas as parte deverão ter nesse momento.
“A decisão de hoje é uma boa notícia para a Bundesliga e a Bundesliga 2. Ela está associada a uma grande responsabilidade dos clubes e de seus funcionários de implementar os requisitos médicos e organizacionais de maneira disciplinada. Jogos sem espectadores no estádio não são a solução ideal para ninguém. No entanto, durante essa crise, que ameaça a existência de alguns clubes, é a única opção para preservar as ligas em sua forma atual. Hoje, gostaria de agradecer aos tomadores de decisão nos níveis estadual e federal por confiarem em nós”.
Leia na íntegra o Comunicado da Bundesliga
“7 de maio de 2020 — Em uma Assembléia Extraordinária da DFL, realizada hoje por videoconferência, os 36 clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2 discutiram a retomada das operações da partida. Depois que o Comitê Executivo da DFL ontem, quarta-feira, concordou em princípio em continuar a temporada “a partir de 15 de maio”, 16 de maio foi definido como a data específica. A DFL está, portanto, seguindo a redação da decisão federal e estadual, que afirma que o retorno da Bundesliga e da Bundesliga 2 seria aceitável “a partir da segunda quinzena de maio”.
Nas duas ligas, a temporada continuará a partir da jornada 26. As jornadas subsequentes seguirão na ordem originalmente planejada. As últimas jornadas da Bundesliga e da Bundesliga 2 estão agendadas para 27 e 28 de junho, respectivamente. Como o agendamento das jornadas até o final da temporada exige um ajuste no cronograma geral, as negociações finais para coordenar esse ajuste estão sendo realizadas atualmente com o DFB.
Enquanto isso, a segunda onda de testes de coronavírus agendada antes do início do treinamento da equipe está concluída. Compreendeu 1.695 testes. Dois casos de infecção foram identificados e relatados imediatamente às autoridades locais de saúde, que decidirão quais medidas tomar”.
Coreia do Sul será o primeiro país a voltar o futebol após pausa
Na Alemanha o futebol voltará daqui nove dias, mas este não será o primeiro país que interrompeu suas atividades neste período a retomar os campeonatos. Na Coreia do Sul a Liga K 1 terá seu início nesta sexta-feira (8) no confronto entre Jeonbuk Hyundai e Suwon Samsung Bluewings.
A Coreia do Sul registrou até esta quinta-feira (7) 10.810 casos e 256 mortes, com 9.419 pessoas recuperadas da doença. O primeiro caso registrado no país foi no dia 20 de janeiro. Todas as partidas serão realizadas com portões fechados por prazo indeterminado.
Uma das medidas da Federação Sul-Coreana é a de afastar uma equipe por pelo menos duas semanas caso um jogador ou membro da comissão técnica for infectado por Covid-19 e as partidas em questão nesse período serão adiadas.
Leia na íntegra o Comunicado da Ligue K 1
“K League 1 e 2 em ambas as 27 rodadas, abertura da K League 1 sexta-feira 8 de maio, Jeonbuk vs Suwon
A temporada 2020 será disputada em 27 rodadas, tanto na K League 1 quanto na K League 2. As partidas da rodada de abertura ocorrerão na sexta-feira 8 de maio, sábado 9 de maio e domingo 10 de maio. Na Liga K 1, 12 equipes se enfrentam duas vezes, num total de 22 partidas. Depois disso, as seis melhores equipes (Final A) e as seis melhores (Final B) jogam a ‘Rodada Final’, consistindo em mais cinco partidas. Na Liga K 2, 10 equipes se enfrentam três vezes, num total de 27 partidas.
A abertura oficial da K League 1 será realizada no Estádio Jeonju World Cup na sexta-feira, 8 de maio, para Jeonbuk Hyundai Motors vs Suwon Samsung Bluewings. Datas e detalhes específicos de todos os outros jogos serão confirmados e anunciados pela Liga K na próxima semana.
Portões fechados e medidas de distanciamento social
De acordo com a política de distanciamento social do governo, todos os jogos serão realizados a portas fechadas por enquanto. Assim que o governo relaxar suas diretrizes de quarentena, a K League definirá um tempo e um método para a transição para as partidas que serão disputadas com os espectadores presentes.
Jogos da Rodada Final
Como nesta temporada ocorrerá um número ímpar de rodadas (27), o número de partidas em casa que cada clube disputará será inconsistente. Durante a temporada regular da K League 1, as equipes jogam 11 jogos em casa e 11 fora. Depois disso, as três principais equipes da ‘Final A’ (1 a 3) e as três principais equipes da ‘Final B’ (7 a 9) irão disputar três jogos em casa com base em seu desempenho na rodada regular. Assim, cinco equipes jogam 14 jogos em casa e 13 jogos fora e as outras cinco equipes jogam 14 jogos fora e 13 jogos em casa.
Promoção / Despromoção, Sangju Sangmu
Com o vencimento do acordo de aliança entre a K League, o Corpo Atlético das Forças Armadas (Sangmu) e a cidade de Sangju em 2020, um clube Sangmu realocado e uma equipe de cidadãos Sangju participarão da K League 2 em 2021.
Na temporada 2020, se Sangju Sangmu tiver o menor lugar (12º) na K League 1, Sangju e os vencedores da K League 2 trocarão de lugar, e a 11ª equipe da K League 1 e os vencedores do playoff da K League 2 vão jogar um contra o outro. Se Sangju Sangmu não for o time com a classificação mais baixa na Liga K, 1 será automaticamente rebaixado; Sangju e a equipe que termina na final da K League 1. Nesta eventualidade, não haverá playoff de promoção/rebaixamento.
Medidas de emergência COVID-19
Se um jogador ou um membro da equipe técnica de uma equipe for infectado com COVID-19 durante a temporada, a equipe afetada não terá um jogo por pelo menos duas semanas e o jogo será adiado. Além disso, os jogos para equipes que jogaram contra equipes infectadas serão adiados por pelo menos duas semanas antes e após os sintomas identificados por pesquisas epidemiológicas. No dia da partida, se for confirmado que os jogadores, a equipe técnica ou os oficiais tiveram um teste positivo para o COVID-19, a liga será interrompida imediatamente. Posteriormente, a K League estabelecerá um cronograma ajustado. Em caso de suspeita de sintomas, como febre, o paciente suspeito deve ser retirado da programação e o jogo segue adiante.
No caso de um final prematuro da temporada
Se for difícil prosseguir com a temporada regular da liga devido a um grande número de pessoas infectadas com COVID-19, a liga será suspensa. Se for impossível retomar, a liga será encerrada. A K League 1 e a K League 2 reconhecerão os times vencedores, classificações, prêmios e direitos de entrada na Liga dos Campeões da AFC após a Rodada 22 na K League 1 e a Rodada 18 na K League 2. Se o número de jogos disputados entre cada equipe for diferente em no momento da decisão de terminar a liga, a classificação será baseada no final da última rodada em que todas as equipes jogaram o mesmo número de partidas.
Se a liga terminar antes da Rodada 22 na K League 1 e da Rodada 18 na K League 2, um vencedor da liga não será estabelecido e aqueles que se qualificarem para a Liga dos Campeões da AFC serão determinados mais tarde. Mesmo que o final da liga não possa ser estabelecido, os registros da equipe e dos indivíduos serão reconhecidos.
Se um fim definitivo da K League 1 puder ser estabelecido, mas não da K League 2, as equipes poderão ser rebaixadas, mas não promovidas. Em outras palavras, se Sangju Sangmu terminar em baixo, apenas Sangju será rebaixado, e se Sangju não estiver na base, um total de duas equipes da Sangju e da Liga K serão rebaixadas. Por outro lado, se a K League 1 não estiver finalizada, e apenas a K League 2, Sangju será o único time a ser rebaixado e os vencedores da K League 2 serão promovidos. Se ambas as K League 1 e K League 2 falharem em ser finalizadas neste sistema, apenas Sangju será rebaixado e nenhuma equipe será promovida.
Novo prêmio para jovens jogadores da K League 2
A partir desta temporada, um Prêmio Jovem Jogador da K League 2 será estabelecido. O recente aumento no número de jogadores com menos de 23 anos na K League 2 é resultado do objetivo de promover a juventude e de dar oportunidades a jovens jogadores para jogar futebol de primeira equipe. Requisitos como jogadores nacionais coreanos com menos de 23 anos, jogadores que jogam mais da metade dos jogos da equipe na Liga K durante a temporada e jogadores que jogam na Liga K por menos de três anos após a estréia na Liga K são os mesmos. como os existentes para jogadores jovens. No entanto, jogadores que ganharam o K League 2 Young Player Award podem ganhar o K League 1 Young Player Award se cumprirem outras condições, mas aqueles que ganharam o K League 1 Young Player Award não podem ganhar o K League 2 Young Player Award depois em uma estação separada”.