O que sua empresa está chamando de “sustentável”?

É hora de fundadores, CEOs, CMOs e gerentes de comunicação entenderem que com sustentabilidade e comunicação não se brinca.

Marina Colerato
May 18, 2019 · 4 min read
Image for post
Image for post
Sam Carter via Unsplash

Eu vou apenas lembrar que “sustentável” e “sustentabilidade” não são termos autoexplicativos e as empresas precisam parar de usá-los como se fossem.

A minha pergunta se referia a impacto hídrico, impacto de carbono e questões de bem estar animal. Apesar de diminutas frente à realidade de hiperprodução global, há possibilidades de produção de lã menos impactantes e realmente mais orientadas pra sustentabilidade. Por conta de tantas variáveis, uma empresa que diz estar atuando há 25 anos no mercado de “têxteis sustentáveis” deveria saber responder às perguntas mais básicas que tocam à extração de suas matérias-primas e produção de seus tecidos. Porém, além de me confrontar com características que não imputam automaticamente nenhum teor de sustentabilidade (renovável, natural, biodegradável), também me deparei com uma empresa que: 1. desconhece os processos produtivos e ainda assim os chama de sustentáveis e 2. não sabe e não se preocupa em se comunicar com as pessoas de forma transparente.

78% das pessoas querem mais informações sobre os impactos sociais e ambientais das suas roupas.

A pesquisa The Honest Product For Fashion, feita pela agência Futerra, revelou que as pessoas estão curiosas e querem saber mais. Ao passo que vivemos numa crise de desconfiança, elas demandam que empresas de moda não apenas informem sobre suas ações, mas comprovem sua atuação de forma prática por meio de processos produtivos mais sustentáveis com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Isso está relacionado com o fato de que empresas não estão realmente dispostas a promoverem mudanças estruturais, mas também está relacionado ao fato de não reconhecerem que, independente do tamanho, é preciso de ajuda de quem tem habilidades para fazer a ponte entre demanda social e transformação.

Etiquetas, pontos de venda e campanhas digitais só estarão alinhadas quando as lideranças estiverem. O que os dados lançados essa semana nos provam é que elas não estão.

Futuramoda

A change agency for the fashion industry.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store