Trabalho remoto e colaborativo no mundo digital

Fábio Cunha
Jul 4, 2019 · 3 min read
Image for post
Image for post

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente, seja em casa, em um coworking, cafés ou em qualquer lugar que ofereça uma boa conexão de internet. A tecnologia cada vez mais acessível em termos de custo e disponibilidade e novos modelos de negócios permitiram que boa parte das profissões e trabalhos pudessem ser realizados remotamente.

Muitas pessoas tem se deparado com a necessidade de trabalhar remotamente muitas vezes colaborando com outras pessoas em lugares diferentes e estão precisado aprender novas habilidades e ferramentas. Um dos assuntos mais discutidos no Linkedin na última semana, foi justamente sobre o Home Office e como manter o foco trabalhando em casa. (https://www.linkedin.com/feed/news/foco-no-home-office-4700364/).

Por que as pessoas estão virando trabalhadores remotos?

Muitas pessoas que tem profissões tradicionais e mesmo quando trabalham em uma empresa que tem um escritório, estão escolhendo o trabalho remoto, pois esta modalidade permite que as pessoas tenham melhor equilíbrio entre a vida e o trabalho (afinal… por que separamos isso ainda?) com uma agenda mais flexível, menos tempo gasto com deslocamentos e maior produtividade sem as inúmeras interrupções de um escritório tradicional.

Outras pessoas, normalmente autônomos, empreendedores e freelancers, podem desenvolver seus trabalhos sem a necessidade de um espaço físico, ganham a autonomia e liberdade que precisam.

Existem também um grupo que atua em empresas e escritórios tradicionais mais aproveita parte do seu tempo para participar de projetos pessoais como voluntários que reunem pessoas espalhadas em diversas partes do mundo.

Novos modelos de negócios

Atualmente existem novos modelos de negócios. Pessoas sem nenhuma relação formal de trabalho podem formar times para atuar em conjunto em projetos específicos.
As pessoas não precisam ser sócias ou pertencerem à mesma empresa para oferecerem soluções ao mercado, o trabalho em redes está cada vez mais comum. Estas redes não se formam baseadas em um contrato de trabalho que obriga as pessoas a trabalharem juntas, mas sim envolve pessoas que se reúnem em torno de um propósito comum.

O modelo em redes traz novos desafios, pois não existem posições hierárquicas e processos definidos que determinam como as interações entre as pessoas vão acontecer. É necessário consruir acordos de como vão trabalhar em conjunto, tomar decisões e quais ferramentas usar para coloboração e gestão nos projetos em conjunto.

Novas habilidades

O trabalho remoto traz inúmeras vantagens, sobretudo a liberdade e a flexibilidade, mas também exige novas habilidades para o sucesso no mundo digital em rede, entre elas:

  • Conhecimento técnico das ferramentas e equipamentos
  • Conhecer melhores práticas para usar a tecnologia
  • Comunicação Excelente
  • Organização e gerenciamento do tempo
  • Autorresponsabilidade e Proatividade
  • Preparação do ambiente
  • Montar acordos de papéis e responsabilidades
  • Métodos para tomada de decisões e resolução de conflitos

Em breve eu e Cassiana Buosi da TalkB4, vamos lançar um curso compartihando nossas experiências para aqueles profissionais que buscam atuar remotamente e em rede.
Se tiver interesse nos avise que enviaremos as informações.

Futurisense

Descomplicando o trabalho remoto e a autogestão

Fábio Cunha

Written by

Explorador do novo mundo das organizações. Especialista em soluções de comunicação e colaboração. Facilitador de práticas de autogestão.

Futurisense

Descomplicando o trabalho remoto e a autogestão

Fábio Cunha

Written by

Explorador do novo mundo das organizações. Especialista em soluções de comunicação e colaboração. Facilitador de práticas de autogestão.

Futurisense

Descomplicando o trabalho remoto e a autogestão

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store