Aplicativo faz análise sanguínea e detecta anemia

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readNov 11, 2016

--

O app utiliza a câmera do smartphone para analisar o estado do sangue de um paciente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 25% da população sofre de anemia, uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue. A condição, no entanto, não costuma ser diagnosticada com facilidade em diversos países em desenvolvimento. O diagnóstico requer testes em laboratório que, em muitos lugares do mundo, são difíceis de realizar. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, EUA, desenvolveu uma plataforma que transforma smartphones em detectores de anemia. Chamado HemaApp, o sistema facilita o diagnóstico de anemia utilizando o flash de um celular.

Trata-se de um aplicativo capaz de calcular as concentrações de hemoglobina analisando a cor do sangue. Para funcionar, o paciente em potencial deve colocar um dedo sobre a lente da câmera: a plataforma, em seguida, ativa a luz do aparelho, que por sua vez brilha através do dedo do indivíduo. Ao executar a análise através de um algoritmo, o app determina quais são os níveis exatos de hemoglobina no sangue. Para comprovar a eficácia, os pesquisadores utilizaram o HemaApp em 31 pacientes e a taxa de precisão foi superior a 80%.

A deficiência de hemoglobina no sangue não só indica anemia, mas também pode significar desnutrição. Médicos e profissionais de saúde, especialmente aqueles focados em detectar a desnutrição infantil em países em desenvolvimento, podem beneficiar-se da ferramenta. A equipe de pesquisadores, por enquanto, pretende capacitar a tecnologia para rastrear outras condições detectadas pela análise de sangue, bem como aprimorar sua eficácia.

Fonte: University of Washington

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.