Aplicativo monitora transtornos alimentares

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

O sistema permite que médicos acompanhem e avaliem a resposta de pacientes durante tratamentos de distúrbios alimentares.

Estatísticas levantadas pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos indicam que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar. Doenças como anorexia e bulimia são marcadas por características como a distorção da auto-imagem, dietas severas e sensação de culpa após a ingestão de alimentos. Não se limitando a mulheres jovens, estes distúrbios afligem ambos os sexos em todas as faixas etárias e podem incluir uma variedade de combinações únicas de sintomas.

Visando amenizar este cenário, uma equipe de pesquisa da Universidade de Kansas, EUA, desenvolveu um aplicativo de smartphone para uso clínico de pacientes em tratamento de transtornos alimentares. De acordo com o líder da equipe Kelsie Forbush, professor de psicologia clínica, 50 a 60% dos pacientes não respondem aos tratamentos atuais devido à falta de monitoramento constante e personalizado. Em vez de desenvolver um novo tipo de tratamento, o projeto é focado em melhorar os resultados do paciente, monitorando e fornecendo os dados aos médicos e terapeutas, para que assim eles possam verificar e ajustar o tratamento em curso.

Segundo Forbush, a investigação em outras áreas psiquiátricas demonstra que monitorar os resultados dos pacientes em uma base semanal pode aumentar os resultados positivos em até 20% e reduzir o número de pacientes que teriam um mau resultado em 10%, sendo esta uma poderosa forma em potencial de aprimorar os tratamentos. Por enquanto, a equipe irá testar o aplicativo em diferentes configurações de tratamentos e transtornos em Kansas City, no estado de Missouri. A esperança é que, com dados coletados em tempo real, os profissionais de saúde poderão identificar pacientes que necessitam de adaptações ou outros tipos de terapias.

Fonte: Kansas University

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.