Aplicativo pode identificar as causas da tosse

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

A tecnologia permite o diagnóstico remoto de doenças respiratórias através de um smartphone.

A tosse ocupa o 5º lugar em procura médica em todo o mundo. Com o objetivo de proteger os pulmões de substâncias danosas, ela ocorre por conta de um mecanismo reflexo que pode ser acionado por diversas razões, que vão de um simples resfriado a uma grave doença respiratória. À vista disso, a empresa australiana ResApp está desenvolvendo o primeiro aplicativo de smartphone projetado para diagnosticar a tosse.

O aplicativo, que leva o mesmo nome da empresa, pode identificar diferentes tipos de tosse. O programa capta os sons de uma tosse sem que seja abafado por músculos e ossos, semelhante a clareza de um profissional de saúde escutando os pulmões de um paciente com um estetoscópio. Um grande banco de dados de sons foi criado para capacitar o aplicativo a identificar as diferenças de vários sons de tosse. Dessa forma, os sons de frequência são identificados com precisão ao sair das vias aéreas do paciente.

Os testes iniciais indicaram que o app é tão preciso quanto outras maneiras mais tradicionais de diagnóstico. A pesquisa clínica com pacientes pediátricos mostrou que o sistema está apto a diagnosticar infecções de trato respiratório, sintomas de gripe ou resfriado e até mesmo a indicar condições mais graves, como bronquite crônica e pneumonia.

Agora, a empresa trabalha para obter a aprovação da tecnologia com o FDA. Se aprovado, o sistema poderá significar um grande avanço no diagnóstico de doenças respiratórias.

Fonte: ResApp

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.