Aplicativo utiliza Big Data para ajudar vítimas de AVC

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readJul 22, 2016

--

A união de Big Data e tecnologia móvel pode facilitar a recuperação de sobreviventes de derrames e outras lesões cerebrais.

A trajetória da recuperação de vítimas de lesões cerebrais como o AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame, pode ser longa e complexa. As principais terapias exigem exercícios de repetição para que os pacientes reaprendam a falar e a executar novamente funções cognitivas. Quanto mais exercícios um paciente completa, melhores são os resultados. No entanto, quando o tratamento é limitado a poucas sessões feitas em clínicas e hospitais, o progresso do paciente costuma ser lento.

À vista disso, a startup americana Constant Therapy (Terapia Constante, em português) desenvolveu um extenso sistema de exercícios que registra o desempenho do paciente e cria um programa de tratamento personalizado para ser realizado em casa, por meio de um tablet. Para desenvolver e aperfeiçoar o aplicativo, mais de 20 milhões de sessões de terapia feitas com vítimas de derrame foram analisadas. De acordo com o CEO Keith Cooper, o uso de Big Data permitiu que o aplicativo conduzisse o paciente a fazer as tarefas de acordo com as suas necessidades pessoais. Eles também não precisam repetir o mesmo exercício até acertar, ao contrário de outros tratamentos.

Os resultados da terapia com uso do aplicativo são surpreendentes. Os pacientes que completaram 100 exercícios demonstraram uma melhoria de 15% na precisão de linguagem e de habilidades cognitivas. Aqueles que completaram 500 ou mais exercícios tiveram uma melhoria de 40% nesses mesmos quesitos. Além disso, os pesquisadores descobriram que os sobreviventes de AVC que utilizaram os exercícios em casa executaram cinco vezes mais exercícios do que aqueles limitados a tratamentos em clínicas.

O sistema, disponível para iPad, Android e Kindle Tablet, possui 65 categorias de tarefas e mais de 60.000 exercícios. Os resultados são disponibilizados para terapeutas e médicos acompanharem o desempenho, aderência e progresso geral do tratamento. Isso pode ajudar a reduzir os custos e melhorar os resultados, assim como restabelecer a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Fonte: Constant Therapy

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.