Dispositivo detecta diversas doenças pelo hálito
Baseado em um software de inteligência artificial, o aparelho analisa a composição química da respiração do paciente e diagnostica 17 doenças diferentes, incluindo diversos tipos de câncer.
Uma série de informações sobre a saúde de um indivíduo pode ser detectada pelo hálito. Mais do que indicar problemas bucais, as moléculas presentes na boca são capazes de identificar perfis químicos característicos de determinadas doenças. À vista disso, cientistas do Instituto de Tecnologia Israelense Technion desenvolveram um sensor respiratório que pode farejar traços de 17 doenças diferentes, em uma colaboração científica mundial.
O dispositivo consiste em uma matriz de sensores de nanopartículas especialmente preparadas para coletar amostras de hálito de milhares de pacientes com diferentes doenças não relacionadas. Depois, um software de inteligência artificial é utilizado para encontrar correlações nos dados obtidos a partir dos sensores. A precisão diagnóstica média do sistema foi demonstrada em 86% para 17 diferentes doenças, incluindo diversos tipos de câncer, doença de Crohn, dois tipos de Parkinson, pré-eclâmpsia e hipertensão pulmonar.
Além disso, o estudo também avaliou a eficiência da tecnologia — que ganhou o nome de “nanoarray artificialmente inteligente” — levando em consideração condições externas e individuais de cada paciente. A fim de verificar a confiabilidade do sistema, a equipe examinou o efeito de fatores como sexo, idade, tabagismo e localização geográfica sobre a composição da amostra. Dessa forma, os cientistas puderam confirmar que a presença destes elementos não provocam prejuízo para o diagnóstico do sistema.
A próxima etapa será testar a tecnologia em um número maior de pacientes, mas a descoberta já é considerada uma promissora orientação para o diagnóstico e classificação de doenças, que se destaca pelo baixo custo, baixo consumo de energia, miniaturização, conforto e a possibilidade de repetir o teste facilmente. O objetivo final dos desenvolvedores é criar um dispositivo portátil que pode facilmente indicar a presença de uma variedade de doenças com precisão.
Fonte: ACS Nano