Dispositivo une diferentes medicamentos em uma só pílula

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

O sistema usa impressão em 3D para simplificar o processo de composição de medicamentos personalizados.

Para aqueles que necessitam tomar diversos medicamentos durante o dia, administrar as doses não costuma ser uma tarefa fácil. Manter o controle de diferentes fármacos e quantidades de comprimidos requer uma atenção especial para a gestão e tratamento de doenças. À vista disso, a empresa norte-americana Vitae Industries desenvolveu um promissor sistema que utiliza impressão 3D para unificar diferentes dosagens de medicamentos em uma só pílula. O dispositivo, que ganhou o nome de AutoCompounder, cria comprimidos que contêm vários produtos farmacêuticos no mesmo excipiente — as substâncias contidas nas pílulas para acompanhar o princípio ativo e complementar a massa.

Excipientes não têm propriedades medicinais próprias, mas podem ajudar na entrega de medicamentos de várias maneiras possíveis, como por exemplo, melhorar o sabor ou a desintegração do comprimido. Com o uso desta ferramenta, o composto excipiente desenvolvido pela Vitae é misturado com medicamentos ativos avaliados e autorizados por empresas farmacêuticas. Em um cartucho descartável, o excipiente e a medicação são colocados no AutoCompunder, que rapidamente produz os comprimidos de acordo com as instruções programadas.

Do ponto de vista do paciente, o método reduz o número de comprimidos diferentes para aqueles que podem ser misturados com segurança. Em uma situação ideal, todos os medicamentos seriam combinados para que o paciente precise tomar apenas um comprimido personalizado ao invés de um lote. A indústria farmacêutica, por sua vez, poderia economizar um tempo significativo usando o AutoCompounder, dispensando a necessidade de encher cápsulas e simplificando o processo de composição. O dispositivo também se limpa depois de cada operação para evitar a contaminação cruzada, tornando-o mais seguro.

A empresa ainda não divulgou imagens do mecanismo e agora se prepara para ministrar um programa piloto antes do lançamento. Ainda sem data prevista, este meio de produção de medicamentos personalizados é promissor para viabilizar a criação de medicamentos formulados com precisão e baixo custo que poderão identificar pacientes que necessitam de adaptações ou outros tipos de terapias.

Fonte: Vitae Industries

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.