Dispositivo USB detecta níveis de HIV em 20 minutos

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readDec 19, 2016

--

O aparelho pode diagnosticar e monitorar o tratamento de pacientes rapidamente.

Testes atuais para detectar os níveis de vírus HIV no sangue de pessoas de portadores do vírus levam dias e envolvem o envio da amostra de sangue para um laboratório. Em muitas partes do mundo, particularmente aquelas com o número mais elevado de portadores, tais testes costumam ser inacessíveis. À vista disso, pesquisadores da universidade Imperial College London e da empresa de tecnologia DNA Electronics desenvolveram um dispositivo USB capaz de medir a quantidade de partículas de HIV com apenas uma gota de sangue.

Ao receber uma amostra, os níveis de acidez do dispositivo são alterados. Quando o vírus está presente, o chip descartável que se encontra dentro do USB cria um sinal elétrico que pode ser verificado em um computador ou outro dispositivo eletrônico. Para testar a eficácia do aparelho, os cientistas o testaram em 991 amostras de sangue e obtiveram 95% de precisão nos resultados. O tempo médio para produzir um resultado foi de 20 minutos.

O tratamento atual para o HIV, chamado tratamento anti-retroviral, reduz os níveis do vírus para zero. No entanto, em alguns casos, a medicação pode parar de funcionar quando o vírus desenvolve resistência às drogas, sendo necessário um monitoramento regular. De acordo com os desenvolvedores, a precisão do aparelho é boa o suficiente para que possa ser usado para monitorar a carga viral desses pacientes, a fim de verificar se o efeito da terapia está correndo bem.

A tecnologia, atualmente em fase de protótipo, tem grande potencial para trazer melhorias significativas no diagnóstico e tratamento do HIV. Além disso, a equipe também está investigando se o dispositivo pode ser usado para testar outros vírus, como a hepatite.

Fonte: Imperial College London

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.