Dispositivo visa detectar câncer de pele

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readNov 16, 2017

--

O pequeno dispositivo usa a técnica de espectroscopia de espalhamento elástico para avaliar anormalidades na pele.

A detecção precoce do câncer de pele pode aumentar drasticamente a chance de sucesso do tratamento. No entanto, poucas pessoas se dirigem imediatamente ao médico quando identificam pequenas anormalidades na pele, fator crucial para confirmação diagnóstica. Para facilitar o processo, uma empresa americana de tecnologia de saúde desenvolveu um dispositivo portátil que tem como objetivo ajudar a profissionais de saúde e pacientes a detectar o câncer de pele em sua fase inicial.

O pequeno aparelho, que ganhou o nome de DermaSensor, utiliza a técnica de espectroscopia de espalhamento elástico para avaliar possíveis anormalidades na pele. Diversos estudos clínicos recentes demonstraram que este novo método pode ser eficaz para diferenciar a pele saudável de tecidos cancerosos. O dispositivo, ainda em fase prototipal, permitirá que profissionais de saúde avaliem rapidamente o paciente com o sensor e, através de um aplicativo, obtenham os resultados instantaneamente..

A taxa de sobrevivência de melanoma detectado na fase 4 é de apenas 15%, em comparação com uma taxa de sobrevivência de 97% quando o melanoma é diagnosticado na fase 1. Segundo os desenvolvedores, o intuito do aparelho é garantir que estes resultados sejam aprimorados, permitindo que médicos e consumidores verifiquem lesões de pele ou outras anomalias de maneira fácil e rápida. Atualmente, o aparelho passa por testes clínicos nos Estados Unidos para obter a autorização do FDA.

Fonte: DermaSensor

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.