Dispositivo wearable visa controlar a ansiedade de autistas

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readJul 29, 2016

--

A tecnologia monitora os sinais fisiológicos do usuário para compreender as alterações emocionais e evitar possíveis colapsos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge 70 milhões de pessoas no mundo. A condição, popularmente conhecida como autismo, é uma espécie de alteração no desenvolvimento cerebral que afeta áreas como a comunicação, a interação social e o comportamento. Entre os diversos tipos de síndromes e sintomas, a dificuldade em lidar com a ansiedade é um fator em comum entre indivíduos diagnosticados com TEA. No entanto, determinar os gatilhos emocionais que elevam os níveis de ansiedade do paciente costuma ser um desafio, o que aumenta as possibilidades de colapsos de comportamento.

À vista disso, a empresa canadense de tecnologia Awake Labs criou um dispositivo wearable projetado para medir os sinais fisiológicos que afetam o comportamento do paciente autista. O aparelho, chamado Reveal, possui três componentes: uma pulseira, um aplicativo para smartphone e um software analítico. A pulseira, que também pode ser usada no tornozelo, contém sensores para medir a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a resposta galvânica da pele, também conhecida como “suor de estresse”.

O aplicativo, ligado à pulseira via Bluetooth, fornece um panorama dos episódios de ansiedade para que o usuário observe o seu comportamento ao longo do tempo. Quando uma situação de risco for detectada, o aplicativo notificará o usuário e seus cuidadores imediatamente. Além disso, a tecnologia pode auxiliar médicos e terapeutas a avaliar o significado dos sinais fisiológicos por meio do software.

Reveal está atualmente em uma campanha no Indiegogo. O envio do dispositivo para os colaboradores é estimado para maio de 2017.

Fonte: Awake Labs

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.