Exame de sangue pode detectar câncer de pulmão

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

O exame foi elaborado para identificar a doença em pacientes com suspeita de câncer no pulmão.

Com cerca de 1,8 milhões de novos casos a cada ano, o câncer de pulmão é o tipo de câncer mais comum e também o mais letal do mundo. Um fator extremamente importante para aumentar a taxa de sobrevivência da doença é o diagnóstico precoce. De acordo com o instituto de pesquisa britânico Cancer Research, se o câncer de pulmão for descoberto em seu estágio inicial, o paciente tem 70% mais chances de sobreviver. À vista disso, cientistas da Universidade de Nottingham desenvolveram um simples exame de sangue capaz de identificar a presença do câncer de pulmão.

O exame foi concebido para comparar a presença de certas gorduras no plasma sanguíneo — o componente amarelado do sangue, onde as células flutuam. Para testar sua eficácia, a equipe selecionou um grupo de 17 indivíduos saudáveis e dois grupos de 17 pessoas com dois dos principais tipos de câncer de pulmão. Ao observar as alterações nas diferentes classes de gorduras — tais como triglicéridos e ácidos graxos — os cientistas puderam distinguir quais pacientes tinham câncer de pulmão e qual era o tipo.

O estudo confirmou que moléculas de gordura podem ser usadas como biomarcadores, permitindo que médicos possam identificar outros tipos de câncer. A medição feita por este biomarcador tem grande potencial para melhorar o diagnóstico em pacientes com suspeita de câncer de pulmão e, consequentemente, beneficiar o tratamento.

Fonte: Metabolomics

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.