Implante de longa duração monitora níveis de glicose

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

Inserido sob a pele, o sensor registra leituras de glicose em tempo real e dura 180 dias.

Um dos maiores avanços tecnológicos para o tratamento da diabetes são os sistemas de monitorização contínua da glicose. Enquanto o método padrão de verificação dos níveis de açúcar no sangue requer uma picada no dedo a cada utilização, estes dispositivos recolhem as leituras automaticamente em pequenos intervalos de tempo. Os dados gerados por estes sensores têm auxiliado médicos a interpretar as flutuações glicêmicas individuais de cada paciente, possibilitando um melhor tratamento. Agora, a empresa americana de tecnologia médica Senseonics anunciou um novo sistema de glicose com vida prolongada. Em forma de implante, trata-se do sensor de mais extensa duração já produzido, podendo chegar a 180 dias.

O implante, que ganhou o nome de Eversense XL Continuous Glucose Monitoring, acompanha um transmissor inteligente removível e um aplicativo móvel para visualização de leituras de glicose em tempo real. Inserido sob a pele, o pequeno sensor se comunica com o transmissor, que deve ser utilizado simultaneamente. As leituras dos níveis de glicose são então enviados automaticamente a cada 5 minutos para um aplicativo no smartphone do usuário. O sistema destina-se a possibilitar o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue com mais conforto e liberdade, permitindo também o download destes dados, tanto pelo paciente como por seu médico.

A visualização contínua dos níveis de glicose pode melhorar o controle glicêmico e proporcionar mais informação e segurança, aumentando a qualidade de vida para os diabéticos. Com 6 meses de controle ininterrupto, a avaliação pode ser ainda mais significativa. Segundo os desenvolvedores da tecnologia, as leituras contínuas a longo prazo levam a uma melhor compreensão acerca da influência de atividades físicas, alimentação e medicação sobre o nível da glicose de cada paciente. A empresa ainda não anunciou a data oficial de lançamento do sensor.

Fonte: Diabetes Daily

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.