Inalador inteligente para asmáticos

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readDec 3, 2015

--

Desenvolvido por cientistas do MIT, o dispositivo utiliza sensores para impedir ataques e ajudar pacientes a seguir o cronograma de medicação.

A asma é uma das condições crônicas mais comuns do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas sofrem da doença. Caracterizada por sintomas diversos e recorrentes como a falta de ar, a asma faz com que muitas pessoas precisem de inaladores para fornecer medicação e obter alívio imediato em momentos de crise. Uma vez que muitos pacientes asmáticos seguem um cronograma com o seu inalador para impedir ataques, cientistas do MIT desenvolveram um dispositivo inteligente para facilitar que o usuário siga o seu plano médico.

CareTRx é um sistema inteligente equipado com sensores que se encaixam sob o recipiente de medicação. Quando pressionado, o dispositivo coleta dados do usuário e os envia para um aplicativo que rastreia os sintomas e picos de fluxo, e também servirá para lembrar quando outra dose deverá ser ingerida. Caso o usuário perca a notificação no smartphone, luzes ao redor do dispositivo servirão como reforço para alertá-lo.

O aplicativo mantém registros de gatilhos e sintomas, notifica o usuário sobre doses posteriores ou perdidas, além de contar com um sistema de recompensas para incentivar os usuários a permanecer no cronograma. Outra característica importante é a capacidade de compartilhar informações com um médico.

Estima-se que 50% dos casos de asma iniciam-se antes dos dez anos de idade. Soluções como o CareTRx poderão ajudar pais e responsáveis a manejar gatilhos e sintomas e motivar crianças a manter-se com sua programação com o inalador.

Fonte: CareTRx

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.