Lente inteligente detecta progressão de glaucoma

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readJul 1, 2016

--

O sistema exclusivo monitora as mudanças contínuas e naturais do olho durante 24 horas.

O glaucoma é a segunda causa mais comum de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Considerada o “ladrão sorrateiro da visão”, a doença é causada pelo acúmulo de pressão no fluido do olho e não costuma apresentar sintomas e sinais. Entretanto, os danos progressivos no nervo óptico são irreversíveis e podem levar à cegueira total. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle e tratamento da doença, mas os testes de detecção costumam ser feitos em consultas ocasionais ao oftalmologista, utilizando um método de sopro no olho do paciente uma única vez.

Um estudo publicado pela Academia Americana de Oftalmologia revelou a diferença dos picos de pressão intra-ocular durante um período de 24 horas e ressaltou a necessidade de mais do que apenas um sopro no olho para uma detecção eficaz do glaucoma. Pensando nisso, a empresa sueca Sensimed desenvolveu um aparelho que mede a pressão ocular por 24 horas, fornecendo uma gravação automática de alterações dimensionais oculares continuamente.

Trata-se de uma lente de contato descartável de silicone incorporada de um micro sensor que captura as alterações circunferênciais espontâneas na área da córnea. O sistema, chamado Triggerfish, acompanha um gravador portátil que armazena os dados adquiridos durante a sessão de monitoração. No final do período de registro, os dados são transferidos via bluetooth para um software previamente instalado no computador do paciente. Um adesivo sem fio é responsável por receber a informação a partir da lente inteligente.

Até o momento, o sistema é compatível para uso ambulatorial, sua instalação e remoção deve ser executada por um profissional de saúde. Com capacidade para identificar padrões patológicos, a tecnologia fornece um meio de personalizar tratamentos oculares e prever o risco de progressão ou de uma possível conversão de glaucoma em populações de risco.

Fonte: Sensimed

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.