Novo smartwatch detecta ataque cardíaco

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

O dispositivo monitora o ritmo cardíaco do usuário e notifica familiares em casos de emergência.

O ataque cardíaco não foi apelidado de “assassino silencioso” por acaso. Muitas pessoas sofrem um ataque cardíaco sem perceber que estão em risco, sentindo pouca ou nenhuma dor no peito. Os principais sintomas do infarto são falta de ar e fadiga, sinais facilmente confundíveis com stress, sedentarismo e outras condições que dificultam o diagnóstico rápido. No entanto, o fator mais importante para a sobrevivência a um ataque cardíaco é o tratamento imediato.

À vista disso, a empresa americana iBeat desenvolveu um aparelho que espera resolver esse obstáculo. Trata-se de um smartwatch que irá monitorar a atividade do coração do usuário e analisar os resultados automaticamente. O dispositivo, que ganhou o mesmo nome da empresa, não só monitora as taxas do coração como também envia alertas se alguma anomalia no ritmo cardíaco for detectada. Caso o indivíduo ignore o alerta, o iBeat notifica seus contatos de emergência junto com a localização exata do usuário.

A tecnologia foi desenvolvida com sensores cardíacos de grau médico em conjunto com serviços de notificação de emergência. Atualmente em fase de protótipo, o iBeat também poderá ser usado para enviar chamadas de emergências não cardíacas relacionadas a acidentes ou roubos.

Fonte: iBeat

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.