Palmilha eletrônica examina padrões de movimento

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
Published in
2 min readJul 19, 2017

--

Integrado com um aplicativo, o dispositivo pode melhorar a gestão do movimento a fim de prevenir lesões.

Estima-se que o risco de lesão para corredores regulares é de 80%. Relacionadas ao modo como o pé atinge o solo, grande parte destas lesões podem levar a fraturas por estresse e inflamação no tendão de Aquiles. Para evitar tais ferimentos, que podem trazer prejuízos irreversíveis, engenheiros da Universidade Politécnica de Hong Kong, no Japão, desenvolveram uma palmilha eletrônica capaz de sentir a pressão dos pés a cada passo, exibindo e gravando os dados de forma contínua.

Para fornecer informações sobre os dois pés ao mesmo tempo, a nova palmilha deve ser utilizada ​​em pares. Ela possui um conjunto de sensores que identifica qual parte do pé atinge o solo primeiro, verificando os padrões de movimento que podem causar impacto excessivo. Estas informações são levadas em tempo real para um aplicativo de smartphone, permitindo que o usuário modifique rapidamente o seu movimento enquanto corre ou caminha.

Embora possa ser particularmente interessante para corredores, os desenvolvedores destacam que o dispositivo é de grande benefício para aqueles que se encontram em recuperação de uma lesão ou cirurgia, assim como para indivíduos que possuem problemas nos tendões e precisam evitar pisadas excessivamente fortes. A tecnologia, que se encontra em fase prototipal, também tem potencial para prevenir doenças relacionadas ao movimento por meio da análise dos dados coletados.

Fonte: Science Daily

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.