Pulseira monitora emoções e níveis de estresse

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina
2 min readApr 17, 2017

--

O dispositivo wearable é capaz de descrever o estado emocional do usuário através do rastreio de sinais fisiológicos.

A startup americana Sentio Solutions desenvolveu uma pulseira wearable que detecta e interpreta sinais fisiológicos de estresse. A pulseira, que ganhou o nome de Feel, utiliza quatro biossensores para monitorar a variabilidade da frequência cardíaca, a pressão de volume sanguíneo, a temperatura e a resposta galvânica da pele. Os dados são então transmitidos para um aplicativo de smartphone que acompanha e classifica as emoções do usuário ao longo do dia, demonstrando por gráficos diversos fatores — como pessoas, afazeres e condições ambientais — que afetam sua saúde emocional.

O aplicativo é munido de um diário e um calendário no qual os usuários são incentivados a anotar suas atividades e avaliações subjetivas de como se sentiram em cada momento, podendo também traçar metas de bem-estar emocional e desempenhar atividades baseadas em terapia cognitivo-comportamental. Além disso, quando os sensores captam que o usuário está se sentindo altamente estressado, o app envia alertas e oferece exercícios de respiração e meditação para ajudá-lo a relaxar.

A ideia da Sentio Solutions é ajudar os usuários a reconhecer seus gatilhos de estresse e demais fatores que afetam o humor. Com base na medição de sinais fisiológicos, o dispositivo pode desempenhar um papel positivo ao fornecer às pessoas um sentimento de capacitação e controle do seu próprio bem-estar. Ainda sem data para entrega, a versão final da pulseira Feel encontra-se disponível para pré-venda.

Fonte: Feel

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.