Sensor para celíacos detecta glúten em 2 minutos

O dispositivo promete facilitar a vida de pessoas com intolerância ao glúten.

Para aqueles que sofrem da doença celíaca, comer fora de casa é um tiro no escuro. Com medo da contaminação, muitos deixam de desfrutar uma refeição ou são tomados pelo estresse quando precisam confiar sua saúde na palavra de quem está servindo. Pensando nisso, a start-up de São Francisco 6SensorLabs desenvolveu Nima, um dispositivo capaz de testar se um alimento tem glúten em menos de dois minutos.

O aparelho funciona de forma semelhante a um monitor de glicose no sangue. Basta colocar uma pequena quantidade do alimento que você deseja testar em uma cápsula descartável e colocá-lo no dispositivo. A cápsula mistura o alimento com uma solução, e, em seguida, o sensor detecta se existe qualquer glúten presente. É possível detectar até menos de 20 ppm (partes por milhão) — a medida padrão para rotulagem isenta de glúten.

Além disso, um aplicativo complementar ao sensor pode ser usado independentemente. O app é fomentado de informações valiosas para celíacos como supermercados que comercializam alimentos que não contém glúten e ingredientes alternativos para restaurantes.

A startup, fundada por ex-alunos do MIT, está aceitando pré-encomendas até o final de 2015. O próximo passo é que o dispositivo tenha outras características, tais como a detecção de outras alergias e outras substâncias que o utilizador deseja evitar.

Fonte: Nima

Like what you read? Give Futuro da Medicina a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.