Tatuagem temporária pode controlar dispositivos remotamente
A DuoSkin é capaz de transformar a pele humana em um controle tátil que interage com diversos dispositivos.
Uma nova tecnologia desenvolvida através de uma parceria da Microsoft Research e do MIT Media Lab permite que seus usuários controlem dispositivos eletrônicos pressionando a própria pele. Feita com uma folha de ouro, a DuoSkin é uma tatuagem temporária que oferece três tipos de interface na pele: sensor de entrada de toque, exibição de saída e comunicação wireless.
Como mecanismo de entrada, a tatuagem metálica é sensível ao toque. Os principais exemplos de aplicação incluem o controle de mídias no computador e smartphone utilizando uma interface touchpad. Usando pigmentos termocrômicos que mudam de cor conforme a temperatura, a DuoSkin também fornece leituras contínuas sobre a temperatura da pele do usuário. Outra função possível é utilizá-la para indicar mudanças emocionais. A terceira aplicação, por sua vez, tem foco em leitura de dados via wireless.
A tecnologia foi concebida para que seja possível controlar dispositivos móveis e receber informações sobre o próprio corpo de forma simples e intuitiva. Feito de materiais de baixo custo, com durabilidade e fabricação acessível, os pesquisadores enfatizam que o projeto pode ser um sistema atraente para diversas aplicações na saúde.
Fonte: DuoSkin