Tetraplégico volta a sentir toque com implante cerebral

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

--

Um implante de eletrodos no cérebro permitiu que a sensação de toque fosse experimentada através de um braço robótico.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh tiveram êxito em trazer de volta a sensação de tato de um homem severamente paralisado. Nathan Copeland, paralisado há mais de dez anos, voltou a sentir o toque por meio de uma nova abordagem que utiliza a técnica de interface cérebro-computador, sistema que usa sinais elétricos cerebrais para controlar máquinas e computadores.

Copeland teve dois microeletrodos implantados no córtex somatossensorial, área do cérebro responsável por reconhecer sensações de diferentes partes do corpo. Outros dois microeletrodos foram posicionados no córtex motor, que, por sua vez, controla o movimento da mão e do braço. Após a cirurgia, o rapaz de 28 anos foi capaz de obter resposta sensorial através de um braço robótico conectado aos dispositivos implantados.

O trabalho baseia-se em realizações anteriores, nas quais próteses equipadas com sensores de toque permitiram que participantes com membros amputados pudessem experimentar a sensação de pressão e textura. Contudo, aplicar esta técnica em pessoas com lesões na coluna vertebral é ainda mais complexo, já que as conexões entre seus membros e seu cérebro foram danificadas ou rompidas plenamente.

Esta é a primeira vez que um paciente humano é capaz de experimentar a sensação de toque através de um braço robótico controlado pelo cérebro. Atualmente, apenas a sensação de pressão foi transmitida, mas os pesquisadores planejam mapear outras áreas do cérebro que poderão oferecer a capacidade de transmitir outras sensações, como calor.

Fonte: University of Pittsburgh

--

--

Futuro da Medicina
Futuro da Medicina

Os próximos passos da humanidade na medicina de alta tecnologia.