As 10 profissões do futuro no campo da Inteligência Artificial

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
3 min readNov 11, 2017

Por Redação

A lista foi elaborada pela organização NASSCOM e pelo Boston Consulting Group (Crédito: Shutterstock)

A organização NASSCOM e o Boston Consulting Group se uniram recentemente para analisar 8 campos tecnológicos e imaginar como será o futuro do trabalho. O estudo resultou na elaboração de uma lista com 55 profissões que ganharão relevância nos próximos anos.

O Futuro Exponencial já apresentou as profissões do futuro nos campos da Realidade Virtual, Internet das Coisas, Big Data, Impressão 3D, Computação em Nuvem e Mídias Sociais. Hoje, veremos quais são as 10 profissões do futuro no campo da Inteligência Artificial. Você está preparado?

Profissões do futuro no campo da Inteligência Artificial

1. Arquiteto de dados

Profissional responsável pela arquitetura (desde sistemas de bases de dados até a modelagem dos dados e sua manutenção) e administração dos dados (manutenção dos modelos e dicionários de dados) de uma organização.

2. Cientista de dados

Profissional com habilidades técnicas (principalmente nas áreas de matemática, ciência da computação e análise de tendências) que busca resolver dificuldades e descobrir os problemas complexos que precisam ser resolvidos.

3. Cientista-pesquisador em inteligência artificial

Profissional que se dedica a pesquisar áreas e subáreas da inteligência artificial, tais como análise semântica, processamento de linguagem, extração de informações, linguagem e raciocínio e Machine Learning. Pode também participar ou liderar projetos de P & D dentro da empresa.

Este profissional se dedica a pesquisar áreas e subáreas da inteligência artificial (Crédito: Shutterstock)

4. Cientista-pesquisador em inteligência artificial (imagens e vídeos)

Profissional que, além pesquisar áreas e subáreas relacionadas à inteligência artificial, estuda técnicas para tornar a informação acessível ao público. Este profissional se utiliza de imagens e vídeos para facilitar a comunicação da matéria, muitas vezes incompreendida pela população em geral.

5. Cientista-pesquisador em processamento de linguagem

Profissional que pesquisa especificamente o processamento de linguagem natural, subárea da inteligência artificial que estuda a capacidade e as limitações das máquinas de entender a linguagem dos seres humanos.

Este profissional é responsável por torna as máquinas suscetíveis a entender a linguagem humana (Crédito: Shutterstock)

6. Engenheiro de aplicações/plataformas

Profissional responsável por desenvolver aplicações, sistemas e plataformas para dispositivos móveis, como tablets, smartphones, computadores de bolso, consoles portáteis. O trabalho do desenvolvedor de aplicações envolve, na maioria das vezes, a combinação de diversas tecnologias (como GPS, touch, WAP, etc).

7. Engenheiro de integração de hardware

Profissional responsável pela pesquisa, projeto, desenvolvimento e teste de equipamentos de computador — tais como chips, placas de circuito ou roteadores — e pela resolução de problemas sistêmicos (capazes de afetar a estrutura como um todo).

O engenheiro de integração de hardware desenvolve e testa equipamentos de computador (Crédito: Shutterstock)

8. Engenheiro de software

Profissional que desenvolve softwares e programas computacionais. O engenheiro de software desenha novos programas, jogos e plataformas digitais, além de fazer sua manutenção e revisão.

9. Engenheiro de testes

Profissional responsável por conduzir testes em softwares de produtos para verificar que todos os componentes usados no sistema estão funcionando perfeitamente.

10. Engenheiro de inteligência artificial

Profissional responsável pelo desenvolvimento e aplicação de bots — softwares destinados simular ações humanas repetidas e automatizar procedimentos para auxiliar pessoas. Este profissional geralmente tem conhecimento avançado de linguagem de programação (como Python, C ++ e JAVA).

Fonte: Futuro Exponencial

--

--