Como seria uma colônia humana em Marte?

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
4 min readMay 26, 2017

Por Redação

Conheça três incríveis designs que venceram um concurso promovido pela NASA

A superpopulação mundial e o contínuo declínio de nosso ambiente estão levando empresas privadas a explorar a possibilidade de pousarmos em Marte nos próximos anos, bem como construir uma colônia humana no planeta. O problema é que a atmosfera marciana oferece muitos desafios e obstáculos.

Os cientistas concordam que os colonizadores de Marte deverão a todo momento andar com roupas especiais para respirar e se proteger das radiações (cósmica e solar). Os cientistas também concordam que oxigenar a atmosfera marciana é algo improvável nas primeiras décadas — e esse processo poderá levar séculos para terminar.

De todo modo, com a possibilidade iminente de uma missão tripulada a Marte, e a perspectiva de construir futuras de colônias populadas no planeta, a NASA tem investigado diferentes maneiras para construir colônias humanas e nos proteger dos perigos existentes no planeta vermelho.

Como seria uma colônia humana em Marte?

Em 2015, a agência espacial realizou o NASA’s Centennial Challenge for a 3D-Printed Habitat on Mars. O concurso teve por objetivo descobrir ideias criativas e inovadoras para viabilizar a sobrevivência humana nas futuras missões tripuladas. Foram apresentados mais de 165 projetos (designs) para proteger os humanos no planeta vermelho.

A maioria dos participantes desenvolveu habitats promissores com modelos tridimensionais, além de manuais com explicações técnicas para a instalação das bases no regolito (nome que é dado ao solo marciano). Contudo, dos diversos projetos apresentados, apenas três venceram a competição.

Terceiro lugar

Em terceiro lugar no concurso ficou o Team LavaHive, que propôs um habitat usando materiais de espaçonaves reciclados. Os módulos poderiam ser instalados tanto acima quanto abaixo da superfície marciana.

Para instalar a colônia abaixo da superfície de Marte, o Team LavaHive sugeriu a utilização de um procedimento chamado lava casting, com o objetivo de derreter o regolito e abrir espaço para a colocação de novos materiais.

Na opinião dos desenvolvedores do projeto, a instalação de uma colônia no subterrâneo seria fundamental para proteger os seres humanos da areia, do vento e das radiações de Marte.

Segundo lugar

O Team Gamma, que tirou o segundo lugar no concurso, projetou uma colônia para ser construída na superfície marciana por robôs pré-programados (semi-autônomos), antes da chegada de astronautas humanos.

A colônia seria composta de construções similares a pequenas tocas, que poderiam abrigar até quatro adultos. Toda a estrutura seria impressa em 3D. Para o Team Gamma, seria possível também inserir regolito fundido em torno da construção para proteger os humanos das radiações.

Os robôs-construtores não receberiam instruções passo a passo, mas apenas regras e objetivos. Assim, caso ocorresse alguma falha na comunicação, as máquinas improvisariam para superar dificuldades inesperadas.

Primeiro lugar

O grande vencedor do concurso foi o Team Mars Ice House, composto pelo Team Space Exploration Architecture e o Clouds Architecture Office. O time construiu a Mars Ice House, que consiste numa grande abóbada inflável cercada por uma camada de gelo impresso em 3D e uma fina camada de regolito solto.

O modelo seria capaz de proteger humanos da intensa radiação (cósmica e solar) e da contaminação da superfície, e permitiria que os colonizadores se movimentassem sem a necessidade de trajes especiais. A construção se baseia na suposição de que existe de água no hemisfério norte de Marte.

Ainda que os projetos possam parecer estranhos, improváveis ou mesmo sci-fi, todos eles são estruturalmente viáveis. Logo, ao que tudo indica, as ideias criativas dessas equipes de desenvolvedores poderão ser a base para abrigar os primeiros colonos marcianos em um futuro não tão distante.

E, quando esse dia chegar, estaremos mais próximos de tornar a humanidade uma espécie interplanetária.

Fonte: Futuro Exponencial

--

--