Conheça Stella Vie, um veículo movido 100% a energia solar

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
3 min readOct 22, 2017

Por Redação

O projeto foi desenvolvido por estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

Uma equipe de estudantes da Universidade Tecnológica de Eindhoven desenvolveu um veículo movido inteiramente a energia solar. Denominado Stella Vie, o automóvel consegue percorrer até 1.000 quilômetros em um dia ensolarado de verão na Holanda.

O projeto foi desenvolvido pelo Solar Team Eindhoven para participar do World Solar Challenge, uma competição para pioneiros da energia solar com objetivo de projetar o carro do futuro. Stella Vie ficou em primeiro lugar no desafio, demonstrando ser capaz de gerar mais energia do que consome.

Stella Vie foi desenvolvido pelo Solar Team Eindhoven (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

O automóvel percorreu os 3.000 quilômetros impostos pelo desafio com 5 pessoas a bordo, utilizando apenas 48 kWh de eletricidade. A maior parte da energia foi gerada durante o percurso.

Conhecendo Stella Vie

Stella significa “estrela” em latim. O termo faz alusão ao sol, a maior estrela do sistema solar. Já Vie quer dizer “vida” em francês, sinalizando que é um veículo para toda a vida. Vie também representa o número romano “V”, indicando que foi o primeiro carro movido a energia solar capaz de acomodar 5 pessoas.

Através de um sistema de navegação solar, o veículo encontra a rota mais eficiente e até mostra a quantidade de energia que o condutor economizará em comparação com um carro padrão, movido a combustível fóssil. Ao se aproximar do destino, Stella Vie também oferecerá assistência de estacionamento.

Quando ativado, o sistema de estacionamento integrado do veículo combina análise de mapas de altura com dados meteorológicos. Em poucos instantes, passa então a orientar o motorista para o local de estacionamento mais próximo e com maior potencial de produzir energia solar.

O automóvel consegue percorrer até 1.000 quilômetros (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

Stella Vie tem ainda um sistema de iluminação embutido que fornece feedback em tempo real. Uma luz vermelha é acionada sempre que o motorista acelera ou freia com muita intensidade. O veículo também alerta o condutor sobre os próximos eventos do trânsito, permitindo uma jornada mais segura.

Embora seja mais baixo do que os carros convencionais, em virtude do tamanho das portas e alças, Stella Vie é fácil de ser acessado pelo motorista. O interior é composto de assentos ergonomicamente otimizados e de um termostato inteligente, que possibilita ao condutor acompanhar o status da carga.

Stella Vie é capaz de gerar mais energia do que consome (Crédito: Solar Team Eindhoven/Bart van Overbeeke)

Os carros movidos a energia solar têm um longo caminho a percorrer antes que possamos vê-los cruzando nossas ruas. Contudo, é inegável que empresas, startups — e agora até mesmo estudantes — estão altamente empenhados a projetar automóveis mais eficientes e menos poluentes.

Ao que tudo indica, a corrida por um futuro com zero emissões de carbono poderá trazer grandes benefícios para a humanidade. Aguardemos, então, as cenas dos próximos capítulos.

Fonte: Futuro Exponencial

--

--