Empresa de placas de vídeo planeja ser referência no mercado de carros autônomos
Por Redação

A NVIDIA, conhecida por suas unidades avançadas de processamento gráfico, entrou no mundo dos carros autônomos em 2016. Embora a opção pelo campo tenha sido incompreendida por muitos, a empresa introduziu com sucesso o inovador sistema DRIVE PX 2.
O DRIVE PX2 é um supercomputador para veículos que integra Deep Learning e visão surround para que os veículos compreendam o que está acontecendo ao seu redor e, com isso, possam navegar de forma segura.

Para o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, os veículos autônomos não apenas mudarão a forma como nos locomoveremos, como poderão reduzir drasticamente o número de acidentes de carro, diminuir as emissões de carbono e proporcionar mobilidade para pessoas que não podem dirigir:
A contribuição dos carros auto-dirigidos para a sociedade é, indiscutivelmente, incrível. — Jensen Huang
O mercado dos carros autônomos
Em pouco mais de um ano, a empresa melhorou seu novo sistema e celebrou parcerias com outras empresas de tecnologia automotiva e de tecnologia para promover o desenvolvimento de carros autônomos. Dentre os parceiros estão as empresas Tesla, Toyota, Volvo e Baidu.
A Tesla começou começou a usar o DRIVE PX 2 em outubro de 2016 para alimentar seu piloto automático em todos os novos veículos Modelo S e Modelo X. Em maio de 2017, a Toyota também passou a alimentar seus sistemas de condução com a tecnologia da NVIDIA.
Em junho de 2017, a Volvo se juntou com a NVIDIA para construir veículos de produção na plataforma DRIVE PX 2 até 2021. Em julho do mesmo ano, o Baidu passou a adotar o sistema em sua frota de veículos autônomos.

Sem dúvida, a NVIDIA surpreendeu a todos com seu interesse em carros auto-dirigidos. Contudo, desde que construiu o sistema DRIVE PX 2, mais de 225 fabricantes de carros e caminhões, fornecedores, organizações de pesquisa e startups começaram a se interessar pela tecnologia.
Veremos carros autônomos no futuro?
Para Jensen Huang, os carros autônomos serão uma realidade em menos de 5 anos. Inicialmente, eles estarão disponíveis ao público sob a forma de táxis autônomos e, mais diante, serão comercializados para o grande público:
Você começará a ver os táxis robôs chegarem na estrada. Você já pode vê-los agora em protótipos ou testes beta. E, a partir de 2019, você começará a ver eles em serviços comerciais reais. — Jensen Huang
Estamos ingressando para valer na era dos carros autônomos. E, em um futuro não tão distante, mesmo uma empresa de placas de vídeo como o NVIDIA poderá ser uma das referências neste novo e estimulante mercado.
Fonte: Futuro Exponencial
