Empresa de placas de vídeo planeja ser referência no mercado de carros autônomos

Futuro Exponencial
Aug 25, 2017 · 3 min read

Por Redação

A NVIDIA está consolidando parcerias com as principais fabricantes de automóveis do mundo (Crédito: NVIDIA)

A NVIDIA, conhecida por suas unidades avançadas de processamento gráfico, entrou no mundo dos carros autônomos em 2016. Embora a opção pelo campo tenha sido incompreendida por muitos, a empresa introduziu com sucesso o inovador sistema DRIVE PX 2.

O DRIVE PX2 é um supercomputador para veículos que integra Deep Learning e visão surround para que os veículos compreendam o que está acontecendo ao seu redor e, com isso, possam navegar de forma segura.

O inovador sistema DRIVE PX 2 (Crédito: NVIDIA)

Para o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, os veículos autônomos não apenas mudarão a forma como nos locomoveremos, como poderão reduzir drasticamente o número de acidentes de carro, diminuir as emissões de carbono e proporcionar mobilidade para pessoas que não podem dirigir:

A contribuição dos carros auto-dirigidos para a sociedade é, indiscutivelmente, incrível. — Jensen Huang

Em pouco mais de um ano, a empresa melhorou seu novo sistema e celebrou parcerias com outras empresas de tecnologia automotiva e de tecnologia para promover o desenvolvimento de carros autônomos. Dentre os parceiros estão as empresas Tesla, Toyota, Volvo e Baidu.

A Tesla começou começou a usar o DRIVE PX 2 em outubro de 2016 para alimentar seu piloto automático em todos os novos veículos Modelo S e Modelo X. Em maio de 2017, a Toyota também passou a alimentar seus sistemas de condução com a tecnologia da NVIDIA.

Em junho de 2017, a Volvo se juntou com a NVIDIA para construir veículos de produção na plataforma DRIVE PX 2 até 2021. Em julho do mesmo ano, o Baidu passou a adotar o sistema em sua frota de veículos autônomos.

Para a NVIDIA, os carros autônomos serão uma realidade em menos de 5 anos (Crédito: Shutterstock)

Sem dúvida, a NVIDIA surpreendeu a todos com seu interesse em carros auto-dirigidos. Contudo, desde que construiu o sistema DRIVE PX 2, mais de 225 fabricantes de carros e caminhões, fornecedores, organizações de pesquisa e startups começaram a se interessar pela tecnologia.

Veremos carros autônomos no futuro?

Para Jensen Huang, os carros autônomos serão uma realidade em menos de 5 anos. Inicialmente, eles estarão disponíveis ao público sob a forma de táxis autônomos e, mais diante, serão comercializados para o grande público:

Você começará a ver os táxis robôs chegarem na estrada. Você já pode vê-los agora em protótipos ou testes beta. E, a partir de 2019, você começará a ver eles em serviços comerciais reais. — Jensen Huang

Estamos ingressando para valer na era dos carros autônomos. E, em um futuro não tão distante, mesmo uma empresa de placas de vídeo como o NVIDIA poderá ser uma das referências neste novo e estimulante mercado.

Fonte: Futuro Exponencial

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

)
Futuro Exponencial

Written by

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade