Empresa de tecnologia está usando realidade virtual para ajudar pacientes com câncer

Futuro Exponencial
Sep 16, 2017 · 4 min read

Por Redação

A OnComfort desenvolveu ferramentas de autogestão de estresse, ansiedade e dor (Crédito: OnComfort)

Uma empresa de tecnologia está usando realidade virtual para auxiliar pessoas diagnosticadas com câncer. A OnComfort busca melhorar o atendimento clínico por meio da virtualidade, oferecendo aos pacientes ferramentas de autogestão de estresse, ansiedade e dor.

O objetivo da empresa é ajudar pacientes a lidar com a dor e o estresse associados ao tratamento do câncer, usando experiências imersivas em realidade virtual em vez de medicações ou terapias tradicionais:

Enfrentando o câncer

O estresse e a ansiedade são uma realidade para pacientes com câncer, seja antes, durante ou depois das intervenções e tratamentos. A dor também é constante muitas vezes, sendo a maior parte dos casos relacionadas à pressão do tumor junto aos ossos, nervos e órgãos do corpo.

Enquanto os cuidados de saúde normalmente enxergam a medicação como solução, a OnComfort busca oferecer uma solução diferente e, acima de tudo, não farmacológica, combinando experiências de realidade virtual para minimizar as aflições dos pacientes.

A ideia da empresa surgiu das experiências de Diane Jooris (fundadora e atual CEO), que teve de conviver com o câncer na família. Jooris ajudou o pai e a irmã tanto quanto possível, mas não conseguiu reduzir a dor e a ansiedade de seus entes queridos.

Diane Jooris teve de conviver com o câncer na família e decidiu fazer algo a respeito (Crédito: Reprodução/YouTube)

Insatisfeita com os tratamentos e técnicas tradicionais para enfrentar o câncer, Jooris decidiu cofundar a OnComfort com Gerald de Patoul, utilizando a realidade virtual para enfrentar o câncer:

A OnComfort aproveita a tecnologia da realidade virtual para ajudar a treinar os pacientes em técnicas de gerenciamento de estresse, dar-lhes informações fáceis de entender e ajudá-los a sentir mais controle, calma e conforto. — Diane Jooris

Aplicações

Hoje, a empresa OnComfort possui cinco aplicações baseadas em realidade virtual para distrair os pacientes durante procedimentos curtos, ajudá-los a se preparar para ressonâncias magnéticas, radioterapia e quimioterapia, e melhorar a eficácia do tratamento do câncer. São elas:

1. AQUA

Uma experiência imersiva que reduz a dor e a ansiedade, induzindo relaxamento em um ambiente submarino.

2. AMO

Uma experiência que usa técnicas de hipnose clínica para aliviar dor e ansiedade enquanto o paciente sofre um procedimento invasivo curto.

3. KIMO

Uma experiência para uso em pediatria que distrai e capacita os pacientes, permitindo-lhes combater células de câncer em um cenário de realidade virtual antes e durante a quimioterapia.

4. SPACIO

Também para pediatria, induz o relaxamento antes de uma ressonância magnética ou radioterapia, levando o paciente a se acostumar aos sons, ruídos e confinamento associados ao tratamento.

5. STELLA

Esta aplicação usa a imersão da realidade virtual para distrair pacientes pediátricos durante curtos procedimentos, reduzindo os níveis de ansiedade.

Realidade virtual no tratamento do câncer

De acordo com a Diane Jooris, os aplicativos desenvolvidos pela OnComfort foram testados por 20 médicos em mais de 1.500 pacientes nos Estados Unidos e na Europa. As aplicações foram utilizadas em diferentes contextos clínicos, tais como oncologia e cardiologia.

Os testes produziram resultados positivos até o momento. Pacientes com câncer de mama que usaram a tecnologia pelo menos 15 minutos antes dos procedimentos agendados apresentaram uma redução de 50% na ansiedade e uma diminuição de 40% na dor em geral.

Embora a realidade virtual seja vista por muitas pessoas como uma tecnologia especulativa (sem utilização prática), os resultados positivos alcançados pela OnComfort revelam justamente o contrário, abrindo caminhos para futuras aplicações da tecnologia em outros subcampos da Medicina.

A empresa está motivada para enfrentar o seu próximo desafio: obter a aprovação para usar a realidade virtual em hospitais e centros médicos. Se tudo correr bem durante o processo regulatório, a OnComfort poderá revolucionar os tratamentos médicos no futuro, salvando milhares de vidas.

Fonte: Futuro Exponencial

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

Futuro Exponencial

Written by

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade