Esta planta de bonsai artificialmente inteligente pode conversar com humanos

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
3 min readApr 9, 2018

Por Redação

BonsAI busca conectar pessoas e natureza através do poder da tecnologia (Crédito: TDK)

A multinacional japonesa TDK desenvolveu uma planta de bonsai artificialmente inteligente, com a capacidade de oferecer apoio emocional. Chamado BonsAI, o “vegetal” é equipado com um sensor de solo, uma câmera para controlar seus movimentos e um painel de LED para transmitir suas emoções.

A iniciativa faz parte do TDK Attracting Tomorrow Project, que busca construir ferramentas aptas a nos aproximar do futuro. Sob a justificativa de que o mundo seria muito melhor se humanos e plantas pudessem se comunicar, BonsAI surge como uma tecnologia capaz de mudar a relação entre a humanidade e a natureza.

BonsAi pode detectar quando está na sombra e procurar luz solar de forma autônoma, usando um sensor de eixo que ajuda em sua estabilidade. Quando atinge uma área iluminada pelo sol, a planta expressa seu conforto e satisfação ligando automaticamente as luzes de LED integradas em sua estrutura.

A planta é capaz de recitar frases e conselhos inspiradores (Crédito: TDK)

Uma planta de bonsai artificialmente inteligente

As bonsais são consideras mais sábias que os humanos, já que elas vivem mais. Por esse motivo, a TDK planejou uma planta inteligente que fosse capaz de conversar com pessoas ao redor. Logo, quando as pessoas precisam de ajuda, o “vegetal” oferece dicas a partir do extenso conhecimento derivado de vários momentos e lugares.

BonsAi pode procurar luz solar de forma autônoma (Crédito: TDK)

Quando o solo está seco, a planta inteligente se aproxima da água e pede às pessoas ao redor para ser regada, à semelhança de um animal de estimação. Segundo a TDK, esse comportamento um tanto quanto infantil da BonsAi tem um porquê: levar as pessoas a apreciar e dar mais valor às plantas.

A planta inteligente se aproxima da água e pede para ser regada (Crédito: TDK)

A planta é composta por um sensor (que mede a aridez da solo), uma câmera instalada na parte frontal (como um pequeno “olho” para controle de movimento), um painel de LED (que expressa seus sentimentos) e um alto-falante em miniatura (que permite recitar frases e conselhos inspiradores).

A planta é composta por um sensor, uma câmera em miniatura e um painel de LED (Crédito: TDK)

BonsAi está ainda em estágio conceitual. Até o momento, a empresa TDK não divulgou qualquer declaração oficial esclarecendo mais detalhes técnicos, datas de lançamento ou cronograma geral de vendas. Seja como for, o vídeo a seguir nos oferece um deslumbre de como poderá conversar com uma bonsai no futuro:

Fonte: Futuro Exponencial

--

--