Este robô de transporte de carga vai seguir você em qualquer lugar

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
2 min readSep 24, 2018

Por Redação

Gita foi desenvolvida pela empresa Piaggio Fast Forward (Crédito: Piaggio Fast Forward)

A empresa Piaggio Fast Forward desenvolveu um robô de transporte de carga, com objetivo de tornar a mobilidade mais fácil e efetiva para os pedestres. Batizada de Gita, a máquina é capaz de carregar até 44 quilos de carga, como mochilas, pastas ou qualquer outro item que dificulte a caminhada.

O robô, que se assemelha a um droide BB-8 menos heroico, pode rodar até oito horas de uso contínuo. Além disso, é capaz de atingir uma velocidade máxima de 22 km/h. Em síntese, Gita pretende oferecer mais autonomia aos seres humanos, incentivar a caminhada e reduzir o uso dos veículos tradicionais.

A Gita (…) é coberta por câmeras e sensores e sempre sabe onde está. — Sasha Hoffman (Diretora de operações da Piaggio Fast Forward)

O robô pode rodar até oito horas de uso contínuo (Crédito: Piaggio Fast Forward)

Gita, o robô de transporte de carga

Com duas rodas, além de várias câmeras e sensores, o robô segue o usuário onde quer vá. Para que isso aconteça, basta que o proprietário do robô vista um cinto eletrônico para guiá-lo. Mas Gita também pode rolar de forma autônoma em uma área pré-mapeada, criando um mapa 3D dos arredores.

A máquina é capaz de carregar até 44 quilos de carga (Crédito: Piaggio Fast Forward)[/]

Para desenvolver o mapeamento, o robô usa a tecnologia SLAM — Simultaneous Localization and Mapping. (Em português, Mapeamento e Localização Simultânea). Em suma, quanto mais áreas Gita mapeia, mais ela se acostuma. E, dessa forma, melhor será sua capacidade de navegar por conta própria.

O robô segue o usuário onde quer vá (Crédito: Piaggio Fast Forward)

A Piaggio Fast Forward afirma que Gita não foi criada para substituir o trabalho humano. De acordo com o CEO Jeffrey Schnapp, a missão da empresa é desenvolver produtos que aumentem e estendem as capacidades humanas, em vez de simplesmente substituí-las. E Gita foi projetada apenas para ajudar as pessoas.

Fonte: Futuro Exponencial

--

--