NASA irá lançar neste sábado uma de suas mais ousadas missões a Marte

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
2 min readMay 5, 2018

Por Redação

O novo lander deverá pousar no planeta em 26 de novembro de 2018 (Crédito: NASA)

H á poucos meses, a Redação do Futuro Exponencial comunicou que a NASA estava planejando uma de suas mais ousadas missões a Marte. “Ousada” por que, ao contrário das anteriores, a missão foi projetada para descobrir, de uma vez por todas, o que realmente se passa sob a superfície marciana.

Agora, a espera da tão aguardada missão InSight (acrônimo para Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) finalmente chegou ao fim. Na manhã deste sábado (05), a NASA estará oficialmente lançando o mais novo lander em direção ao árido e misterioso planeta vermelho.

A mais nova missão da NASA

A missão será lançada a bordo do Atlas V-401, um dos maiores foguetes disponíveis para voos interplanetários. A decolagem está prevista para às 07:05 (horário de Nova York) ou 08:05 (horário de Brasília), a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg (Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, EUA).

O módulo de pouso da missão InSight (Crédito: USAF 30th Space Wing/Daniel Herrera)

Se tudo correr conforme o planejado, o veículo pousará na região norte de Marte em 26 de novembro de 2018, em um local denominado Elysium Planitia — perto de onde o rover Curiosity pousou em agosto de 2012. A missão científica terá duração de 708 sóis (o equivalente a um ano marciano ou dois anos na Terra).

O lander pousará em uma região chamada Elysium Planitia (Crédito: NASA)

Com instrumentos geofísicos de altíssima qualidade, o lander mergulhará profundamente nas entranhas do planeta, estudando o tamanho, espessura, densidade e estrutura geral do núcleo, manto e crosta. Com isso, a missão não terá por foco analisar a superfície, mas sim explorar o que está debaixo dela.

Por mais que tenham conseguido mapear Marte em seus mínimos detalhes, alguns cientistas estão convencidos de que conhecemos somente 0,1% do planeta. Todo o resto — os misteriosos 99,9% — está, na verdade, aquém da superfície. E é para lá que a mais ousada missão da NASA está se deslocando neste sábado.

Para assistir ao lançamento ao vivo, acesse este link a partir das 08:00.

Fonte: Futuro Exponencial

--

--