Organização holandesa lança inovador sistema de limpeza oceânica

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
2 min readSep 12, 2018

Por Redação

A estrutura flutuante é impulsionada pelo vento e pelas ondas (Crédito: The Ocean Cleanup)

Após anos de estudo, a organização holandesa The Ocean Cleanup lançou seu sistema de limpeza oceânica. A estrutura, ainda em versão beta, tem como objetivo limpar o Great Pacific Garbage Patch (GPGP), no Oceano Pacífico Norte, que abrange a maior coleção de detritos marinhos do mundo.

Fundada pelo jovem holandês Boyan Slat, a organização desenvolveu um sistema com potencial de erradicar os plásticos que poluem os mares de todo o planeta. Em síntese, a tecnologia consiste em uma rede de telas capaz de coletar o plástico flutuante a um ponto central, para, então, reciclá-lo.

Limpando os oceanos

A ideia principal do sistema é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Em forma de “U”, a estrutura flutuante é impulsionada pelo vento e pelas ondas, que encurralam o plástico. Só para ilustrar: o sistema funciona analogicamente como um Pac-Man gigante, que “come” tudo pelo caminho.

Só para ilustrar: o sistema funciona como um Pac-Man gigante (Crédito: The Ocean Clean Up)

Leia também:

  • Jovem de 22 anos desenvolve tecnologia para limpar oceanos de todo o planeta (aqui)
  • Estas 3 organizações estão lutando para salvar nossos oceanos (aqui)

O cronograma da organização holandesa

Inicialmente, o sistema será dedicado a limpar 50% do lixo existente no GPGP nos próximos cinco anos. Descoberta na década de 80, a região é composta por toneladas de plásticos quebrados. Em resumo, muitos deles são menores do que uma unha humana. Sendo assim, podem ser facilmente ingeridos por criaturas do mar.

Em síntese, o GPGP abrange a maior coleção de detritos marinhos do mundo (Crédito: Shutterstock)

Teses preliminares sugerem que o sistema pode coletar plásticos de até um milímetro. Contudo, tudo vai depender agora da experiência prática. Enfim, a organização pretende eliminar 90% dos resíduos até 2040. Para atingir a meta, o sistema de limpeza oceânica deverá coletar cerca de 14.000 toneladas por ano.

Fonte: Futuro Exponencial

--

--