SpaceX revela identidade de seu primeiro turista lunar

Futuro Exponencial
Futuro Exponencial
Published in
3 min readSep 19, 2018

Por Redação

Yusaku Maezawa irá dar a volta na Lua em 2023 (Crédito: Getty Images)

Elon Musk revelou ontem a tão aguardada identidade do primeiro turista lunar da SpaceX. Chamado Yusaku Maezawa, o passageiro é fundador da Zozotown, uma gigante do varejo online no Japão. O bilionário de 42 anos irá dar a volta na Lua em 2023 e será acompanhado por um grupo de artistas.

Com um patrimônio líquido de US$ 2,9 bilhões (Forbes), Maezawa é um entusiasta do espaço e um colecionador de arte de mão cheia. Seus planos envolvem levar artistas para transformar todo o passeio em um projeto de arte. A iniciativa já tem até nome (#dearMoon), e um site entrou em funcionamento após o anúncio.

Finalmente, posso dizer que escolho ir à Lua! Eu escolhi ir à Lua com artistas! –Yusaku Maezawa

Bilionário e apreciador de arte

Como fã de arte, o bilionário japonês deseja convidar outros artistas para acompanhá-lo no passeio. Conforme Maezawa, todos os assentos no BFR já foram comprados. Além disso, o entusiasta revelou que já está procurando outros artistas para se juntar na missão de uma semana ao redor da lua.

Em síntese, o bilionário será enviado à orbita da Lua em 2023 (Crédito: Getty Images)

Leia também:

  • Turismo espacial poderá ser uma realidade ainda neste ano (aqui)
  • Empresa planeja enviar turistas à Estação Espacial Internacional em 2020 (aqui)

Eu gostaria de convidar seis a oito artistas de todo o mundo para se juntarem a mim nesta missão à Lua. Esses artistas serão convidados a criar algo depois que voltarem à Terra. E essas obras irão inspirar o sonhador dentro de todos nós. –Yusaku Maezawa

O primeiro turista lunar da SpaceX

Em resumo, Yusaku Maezawa afirmou que pretende levar artistas de muitos campos diferentes. Dentre eles, pintores, músicos, diretores de cinema e designers de moda. O bilionário se recusou ainda a dizer quanto pagou pela viagem. Mas afirmou que a jornada será gratuita para os artistas convidados.

Se Pablo Picasso tivesse visto a lua de perto, que tipo de quadros ele teria desenhado? Se John Lennon pudesse ter visto a curvatura da Terra, que tipo de canções ele teria escrito? Se eles tivessem ido ao espaço, como o mundo seria visto hoje? — Yusaku Maezawa

Em resumo, Maezawa pretende levar artistas para acompanhá-lo no passeio (Crédito: Getty Images)

À exceção da identidade do primeiro turista lunar, pouco se sabe sobre os detalhes da viagem. Só para ilustrar: o custo de desenvolvimento do BFR está estimado em US$ 5 bilhões. Mas poderá custar mais. Além disso, a SpaceX não decidiu se Maezawa passará por algum treinamento específico para a viagem.

Enfim, a missão está prevista para 2023. Desse modo, tanto Musk quanto Maezawa se comprometeram a atualizar o público. O CEO da SpaceX deixou até mesmo aberta a possibilidade de se juntar ao passeio. Afinal, quem esperava por essa? Ao que parece, a empolgação do bilionário japonês contagiou Elon Musk:

Talvez eu participe dessa viagem, não sei. Talvez nós dois estaremos nisso. — Elon Musk

Fonte: Futuro Exponencial

--

--