Supermodelos digitais começam a ser usadas em campanhas de moda

Futuro Exponencial
Sep 9, 2018 · 2 min read

Por Redação

Qual é o futuro da indústria da moda? (Crédito: Balmain)

A grife francesa Balmain recrutou três supermodelos para sua campanha pré-outono 2018. O detalhe curioso é que as modelos não são humanas, mas totalmente digitais. A iniciativa, que foi recebida com críticas, sinaliza um movimento na indústria para o uso de modelos computadorizadas no lugar de pessoas reais.

Supermodelos digitais em campanha de moda

Uma dos três modelos apresentadas em imagens da campanha é a Shudu. Considerada “a primeira supermodelo digital do mundo”, Shudu foi criada pelo fotógrafo Cameron-James Wilson, em 2017. A modelo rapidamente ganhou notoriedade no Instagram, tendo reunido mais de 140.000 seguidores até o momento.

Shudu foi criada pelo fotógrafo Cameron-James Wilson (Crédito: shudu.gram)

Desde a sua criação, a modelo apareceu em ensaios fotográficos para algumas revistas de moda. Agora, Shudu está protagonizando a nova campanha de Balmain ao lado de duas modelos. Em resumo, tanto Zhi quanto Margot foram fabricadas digitalmente pelo mesmo fotógrafo que desenvolveu Shudu.

Já o vestuário usado pelas modelos foi desenvolvido pela CLO Virtual Fashion. Fundada em 2009, a empresa é especializada na criação de simulações de vestuário em 3D. Em síntese, a CLO usa um software de design de moda que cria renderizações de roupas com um realismo impressionante.

Enfrentando as críticas

A iniciativa da Balmain foi recebida com críticas. Em suma, os comentários foram tantos negativos quanto positivos. Enquanto alguns elogiaram a marca por sua abordagem progressiva, outros insistiram que a medida é um passo na direção errada. Afinal, poderá prejudicar oportunidades de trabalho para modelos humanos.

A modelo Margot é destaque na campanha da (Crédito: Balmain)

Em resposta às críticas, a Balmain não necessariamente justifica a mudança para uma campanha virtual. Em resumo, a empresa mais prefere convidar à comunidade para que se junte ao seu “exército”. (O “exército de Balmain” seria um equivalente francês às “Angels” da empresa norte-americana Victorias’s Secret):

Afinal, qual é o futuro da indústria da moda? Imagens geradas por computador (CGI, do inglês Computer-Generated Imagery) passarão a ser a regra do mercado? Estarão as supermodelos humanas realmente ameaçadas por supermodelos digitais? Enfim, aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Fonte: Futuro Exponencial

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

Futuro Exponencial

Written by

Futuro Exponencial

Por um mundo de infinitas oportunidades

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade