Criatividade e Design: uma combinação inovadora

Vanissa Wanick
Futurologias
Published in
5 min readSep 27, 2018

“Minha alegação é que a criatividade agora é tão importante na educação quanto a alfabetização, e devemos tratá-la com o mesmo status.” — Ken Robinson (TED Talk 2009).

Criatividade sempre esteve na agenda das empresas e é um conceito bastante atrelado aos tipos "artísticos". Em seu livro Creative Confidence, os irmãos Kelley, da empresa IDEO, dizem que há gente que acredita que ser criativo é o mesmo que ser artista. Mas o que é criatividade? E por que devemos falar sobre criatividade hoje?

A chave está na definição da palavra criatividade. Quando você ouve a palavra criatividade, qual é a primeira coisa que voce pensa? No livro Creative Confidence, os irmaos Tom e David Kelley falam muito sobre o mito da criatividade. Todos nos somos pessoas criativas e o que falta eh a confianca em nos mesmos! Pois bem, como podemos desenvolver isso?

Criatividade é um conceito que tem muito a ver com a imaginação. É o ato de desenvolver algo novo para o mundo. No mundo dos negócios, a criatividade anda junto com a inovação. Por isso é que o Design se torna o centro desse movimento. O design é, então, uma forma, maneira, de se desenvolver e aplicar a criatividade dentro das organizações — e isto inclui a instituição educacional, escolas e governos.

Criatividade tambem é definida como a geração de ideias que são ao mesmo tempo novas e úteis. Para Ken Robinson, por exemplo, criatividade é o processo de gerar ideias originais que possuem VALOR. O instituto Ideas Centre no Reino Unido, por exemplo, fala bastante sobre o desenvolvimento de ideias, mas principalmente a definição de um problema. Muitas vezes caímos na mesmice e as soluções para os problemas parecem óbvias. E é por isso que temos que saber primeiro qual o problema que estamos tentando resolver. A partir daí, devemos buscar exaurir todos as possibilidades e ideias!

Mas como chegamos a estas ideias? Ken Robinson ainda em seu TED talk, diz que criatividade faz com que a gente conecte os pontos interdisciplinares, ou seja, criatividade é uma habilidade de fazer conexões inesperadas. E é por isso que devemos nos rodear de assuntos (e pessoas) diferentes! Há muito o que aprender pelo mundo, basta a gente tentar "ver diferente".

Somos todos criativos

Criatividade é muito mais do que ser artista, designer, diretor de arte e outros. Temos que mudar esse conceito de que criatividade está apenas relacionada a esses "tipos". Somos TODOS criativos porque somos humanos e temos o poder da imaginação. O que está faltando é exercitar essa nossa capacidade humana de pensar. Será que estamos sempre no modo automático e não pensamos "fora da caixa"? Por isso é que é importante que a criatividade seja exercitada na sala de aula. É uma maneira de questionar e de tentar ver o problema por um outro ângulo. Isso tem muito a ver com o conceito chamado Picasso Effect: um mix de imaginação, dimensões e muita experimentação.

Picasso — Weeping Woman — https://www.tate.org.uk/art/artworks/picasso-weeping-woman-t05010

Desenvolvendo confiança

Se somos todos criativos, então por que temos medo de compartilhar nossas ideias? Essa é uma das grandes questões que no livro dos irmãos Kelley é título! Temos que ultrapassar o medo de criar algo. Temos que ter mais coragem. É essa coragem que é importante desenvolver também em conjunto com o pensamento divergente com nossos alunos e colegas. É uma questão de comunicação de ideias. E isso pode ser criado a partir de pequenos passos e feedback. Por exemplo, professores podem desenvolver métodos para estimular a criatividade e um espaço para o desenvolvimento de ideias.

Um ambiente para aplicar, testar, experimentar e comunicar ideias

Para desenvolver algo, precisamos imaginar mas também aplicar. O Picasso Effect (dito anteriormente) é um exemplo disso. Picasso fez muitos experimentos, usando técnicas, habilidades e dimensões diferentes. Isto é, quando a gente sai um do mundo mental e idealizado e coloca no papel (ou apenas "fora"), tudo se transforma. Estamos vivendo uma era em que sim, pensar diferente é importante, mas as nossas ações também tem impacto. Temos que testá-las.

Atividades

Há varios workshops que podem ser conduzidos com diversos participantes. Por exemplo, o Ideas Centre, no UK, tem uma gama enorme de atividades demonstrando varias técnicas para trabalhar o pensamento convergente e divergente, por exemplo. Muito disso tem a ver com o conceito de co-criação e colaboração. Em Design, co-criação é um processo extremamente usado, pois induz novas maneiras de ver um problema a partir de diferentes ângulos e expertises. Sanders (autora e pesquisadora na área de co-criação em Design) acredita que podemos desenvolver técnicas para criar coletivamente. Pois bem, se há atividades que possamos desenvolver em conjunto, imagina o que podemos fazer com a quantidade de tecnologias que há no mundo? Imagina o que podemos criar em tempo real?

***************************************************************

Para refletir:

1- Pense num problema que voce vive no dia-a-dia. Por exemplo, imagine que seu problema diário seja manter seus alunos mais engajados no conteúdo que você está apresentando. Como você sabe que este é o seu problema? E como você resolveria esse problema?

***************************************************************

Leitura extra e referências:

https://www.ideascentregroup.com/resources/recommended-reading/

https://www.teachthought.com/critical-thinking/3-modes-of-thought-divergent-convergent-thinking/

http://www.senseandsensation.com/2012/03/divergent-convergent-thinking.html

https://medium.com/where-ideas-come-from/the-picasso-effect-ad152b57da05

https://hbr.org/2013/11/three-creativity-challenges-from-ideos-leaders

http://www.maketools.com/articles-papers/GenerativeToolsforCoDesiging_Sanders_00.pdf

***************************************************************

Este artigo é parte do material do curso Tecnologia na Educação: futurologias, imaginação & interfaces; desenvolvido pela Prof. Vanissa Wanick para o Colégio Pedro II em 2018–2019.

--

--

Vanissa Wanick
Futurologias

Design Researcher, UX Designer & Educator. PhD #GamesDesign // #Creativity #Sustainability #UX #XR #Diversity #gamesUR 📚🎮🇧🇷🇬🇧 opinions are my own