Ryan Lopes
Futuros de Curitiba
3 min readSep 22, 2016

--

É o ano de 1970, verão no México e inverno no Brasil. Assim começa mais uma Copa do Mundo, a primeira que será transmitida via satélite tanto para rádio quanto para televisores, o que fez com que o Brasil começasse a investir e produzir tecnologia para ficar a par dos outros países e conseguir transmitir então a maior paixão brasileira, o futebol.
Seu Jeremias, assim como todo brasileiro é mais um amante do bom futebol, torcedor do Ferroviário Futebol Clube, comparece em todos os jogos junto com sua cuia para o chimarrão e seu rádio AM, sempre sintonizado na radio de 60 para mais, onde além de transmitir os jogos também toca uns vanerão. Seu jeremias para não ficar por fora da copa, logo comprou um novo rádio de transmissão via satélite, e já que era para se atualizar, comprou também uma cuia elétrica.
Até que finalmente chega 31 de maio de 1970, quando foi realizado a abertura da copa. Seu Jeremias estreia seu novo rádio com transmissão via satélite, mas não muito bem sucedido, já que ficou procurando a radio de 60 para mais e não encontrou, passando dias procurando. Até que chegou o dia tão esperado, o dia do jogo da seleção que contava com grandes jogadores como Dadá Maravilha, Rivelindo e o maior de todos Pelé. Ansioso começou a procurar as estações novamente, pelo menos uma que transmitisse, e todas elas sempre falando coisas estranhas. Frustrado, Jeremias foi tomar seu chimarrão em sua nova cuia, pois pelo menos isso não tinha como dar errado, e acredite, deu, a cuia não esquentava a água na temperatura certa já que foi baseado para ser consumido durante o inverno na Inglaterra. E não era somente com seu Jeremias, o Brasil inteiro estava frustrado com a transmissão e esta isenção de produtos tecnológicos não adaptados ao gosto do povo brasileiro. E seu Jeremias com o passar do tempo começou a interpretar pelo menos as palavras necessárias para entender o que se passava, que era Pele e ball, não tinha erro, se o narrador falasse essas palavras nesta ordem era certeza, e a próxima seria gol. E foi assim até o último jogo do Brasil, onde todo mundo vendo de forma improvisada,pelo jornal ou pela TV, e como todo bom brasileiro, já haviam teorias, aulas, e até havaianas com a nova língua do satélite. Mas seu Jeremias gostava era do rádio e decidiu ouvir a grande final, Brasil e Itália. Novamente deu a última oportunidade a sua cuia elétrica e começou o jogo. Logo aos 18 min de jogo Pelé abre o placar, e seu chimarrão já passou do ponto, aos 37 min a Itália empata momento de tensão, a cuia já não fazia mais parte da vida de Jeremias. No segundo tempo de jogo aos 66 min Gerson marca para o Brasil, e seu Jeremias se reconcilia com a sua cuia elétrica, e após isso foi só alegria, com gols de Jairzinho e carlos Alberto, seu Jeremias já estava comemorando, e enfim deu o apito final, foi o momento de seu jeremias comemorar e colocar toda essa tranqueira tecnológica no lixo e voltar para seu rádio AM, onde na radio de 60 para mais só se falava disso. Brasil tri campeão do mundo, a melhor seleção até então.

--

--