Lembranças de família

Sara Pires
Futuros de Curitiba
4 min readOct 25, 2016
Foto de família vista através de um monóculo.

Olá, galera! Hoje é um dia muito especial, pois eu e meus irmãos estamos fazendo 46 anos e por isso hoje decidi fazer um post contando um pouco da nossa história.

Esses na foto são a minha família. Estão todos aí, alguns ficaram um pouco cortados, porque minha lente é um pouco pequena, mas coube todo mundo. Sempre fomos muito unidos, gostávamos de nos juntar e fazer grandes reuniões, comemorávamos qualquer coisa, o namorado novo da tia, o vestibular da neta, o carro novo do sogro, tudo era motivo para nos reunir e foi por isso que eu entrei para a família.

Eu ainda era uma criança, tinha acabado de chegar da loja de artigos para fotografia da XV, era de última geração, um monóculo de armazenamento, onde você poderia guardar muitas fotos. Cheguei junto com meus irmãos a loja e logo todos nós fomos comprados. Em casa fomos distribuídos para todos os integrantes da família, cada um tinha o seu monóculo para guardar as suas fotos e imagens.

Éramos uma família bem comum, haviam os pais, os gêmeos, a irmã mais velha e o bebê. Luiza a adolescente gostava de guardar as fotos de roupas, sapatos, coisas que via nas lojas e as fotos de suas paixonites para poder levar pra escola e mostrar as amigas, era assunto que não acabava mais. Já Luiz, seu irmão gêmeo, colocava sempre imagens de quadrinhos principalmente do Gralha, eu adorava ler também as histórias, mas ele também gostava de algumas coisas talvez um pouco impróprias para a sua idade hahaha (eu também gostava). Laila era a mais velha e já estava na faculdade, então sempre colocava fotos com os amigos, festas, viagens, até que arranjou um namorado e lotou o seu monóculo de fotos dele, era muito amor ❤. Papai João até tinha algumas fotos da família, mas o que gostava mesmo era de guardar fotos das suas pescarias e mostrar aos amigos. Mamãe era Lisa que foi quem nos comprou e eu era seu monóculo. Eu sempre estava cheio de fotos da família, das festas, datas importantes e principalmente do bebê, do nascimento, de banho, dos primeiros passos, tudo era motivo pra registrar e mostrar nas reuniões de família.

Nas festas de famílias, todos se reuniam para mostrar suas fotos, assim também como eu e meus irmãos que aproveitávamos para colocar o papo em dia e mostrar o que nossos respectivos donos andavam vendo. Era sempre muito divertido, até a chegada do natal de 1975, o natal que mudou nossas vidas para sempre.

Miguel namorado de Lisa tinha acabado de voltar de uma viagem para o exterior e trouxe de presente uma câmera instantânea. Ela era sem dúvidas bem mais bonita, um pouco grande talvez, mas era como a junção de uma câmera com um monóculo, ela tirava as fotos e as imprimia, muito mais prática e eficiente. Assim aos poucos fomos deixados de lado, já não éramos mais carregados para todos os lados, não nos levavam para as reuniões de família e o que já esperávamos aconteceu, fomos esquecidos na gaveta.

Alguns anos depois a câmera instantânea se juntou a nós na gaveta, ficou por uns anos, mas foi recentemente levada, o que nos deu algumas esperanças, talvez a moda de usar monóculo também voltasse, o que não aconteceu.

Se passado mais alguns anos, uma pessoa abriu a gaveta e nos pegou, era Laila, estava muito mais velha, se parecia muito com a sua avó. Ela nos entregou a uma garota que nunca tínhamos visto antes, a qual a chamou de neta e nos mostrou a ela contando nossas histórias e fotos de família. Ela nos levou até a sua universidade, onde nos apresentou a seus amigos, foi engraçado ver a surpresa deles ao nos ver. A partir daquele dia nossas vidas mudaram.

Ana neta de Lisa nos levou para o natal daquele mesmo ano, e foi onde pude rever muitas pessoas da família e principalmente rever Lisa, que acredito que já estava com seus 80 e poucos anos. Eram muitas lembranças olhar as fotos que tínhamos guardados, muitas histórias.

E graças a ela hoje eu estou aqui compartilhando um pouco da minha história com vocês, muitas pessoas se interessaram por nós naquele dia e voltamos a popularidade, só não sei é claro quanto tempo isso vai durar, podemos a qualquer momento voltarmos para gaveta, mas vamos vivendo um dia de cada vez.

Bom é isso, espero que gostem e compartilhem com seus amigos, o que vai nos ajudar e MUITO a não voltarmos para a gaveta haha.

PAZ.

--

--