Nova medida pretende melhorar transporte urbano.

Prefeitura coleta dados de altura da população para melhorar equipamento urbano.

Julia L. Luiz
Futuros de Curitiba
2 min readMar 31, 2016

--

Para aqueles mais baixos, pegar ônibus em pé pode ser uma experiência ainda mais desagradável que o usual. Frequentemente acabam “perdidos” no meio do corredor do ônibus sem alcançar a barra para se segurar. Não é nada seguro, e para alguns, pode ser até mesmo constrangedor. E este problema não está somente dentro do transporte (e muito menos apenas para aqueles que são baixos); Outros aspectos do equipamento urbano também afetam a população, como a altura baixa das portas em estações tubo e da altura do bundoril (sim, é esse o nome) que varia entre os pontos de ônibus.

Com isso em mente, e seguindo o plano de tornar o transporte público mais confortável, a Prefeitura de Curitiba está instalando vários sensores de alta tecnologia nos terminais de transporte coletivo, com o objetivo de captar dados como a altura dos usuários mais frequentes do modal. Estes dados captados irão gerar informações valiosas que poderão ser utilizadas para otimizar os ônibus para o padrão da capital paranaense.

Antropometria — conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.

Os sensores podem ser encontrados em todos os terminais da região sul, onde o número de passageiros é maior, mas já estão sendo expandidos para os terminais Campo Comprido e Campina do Siqueira.

--

--