O submundo das corridas juvenis

Um garoto está sentado assistindo televisão. No noticiário o repórter começa a falar.

  • 14 de setembro de 74, a população está dividida. Após o lançamento do NEW BEETLE, as grandes cidades sofrem com constantes acidentes, pré-adolescentes com média de catorze anos modificam e removem os sistemas de segurança (que colocam limite de velocidade) desses veículos para poderem realizar corridas ilegais e realizar apostas entre si. Os adolescentes ainda utilizam do aparelho GO8 para gravar e depois compartilhar os eventos. Medidas foram tomadas por parte das autoridades, mas não obtiveram sucesso. Porém, há algumas semanas atrás, ocorreu uma fatalidade. João de 13 anos morreu durante uma corrida, supostamente após o seu adversário Fernando de 14 tê-lo jogado para fora da rua, fazendo com que o jovem colidisse com um poste. Amigos do acusado negam o ocorrido.

O caso está sendo investigado há três semana. Fernando está em prisão domiciliar para evitar que obstrua as investigações, m­as graças a GO8 que estava sendo utilizada no carro de Fernando o caso finalmente será julgado na data de hoje.

A televisão desliga, Fernando olha para o lado e vê sua mãe o chamando para saírem de casa.

Ao abrir a porta, milhares de flashes o deixam atordoado. Rapidamente o colocam dentro de uma viatura que o leva para o tribunal.

Diante do juiz, Fernando permanece calado, olhando fixamente para ele. Evidências são mostradas, testemunhas são ouvidas, e o vídeo da GO8 é assistido, até que Fernando é chamado para falar.

O advogado de acusação pergunta.

- Você estava apostando corrida com João na noite de 24 de agosto?

- Sim — Responde Fernando.

- E o senhor em um breve instante acabou colidindo seu fusca com o de João?

- Não, eu já disse que a pneu dele estourou e então ele perdeu o controle. Você pode ver claramente nas filmagens que fiz durante a corrida.

Após algumas horas, o juiz dá seu veredito, Fernando é inocentado. Amigos da vítima protestam, gritando e afirmando que as filmagens haviam sidos manipuladas. As pessoas começam a gerar tumulto, no meio da confusão se escuta um disparo, Fernando cai, sua vista começa a escurecer. Ele havia sido baleado.

Alguns dias depois.

- Hoje é um dia de luto. A morte de Fernando gerou uma grande mudança na vida de todos. Até hoje não se sabe se as filmagens haviam sido manipuladas, alguns especialistas afirmam que sim, outros afirmam que não. Existem que vídeos foram mostrados, em que Fernando causa o acidente. Porém a polêmica se repete, não se sabe qual vídeo é verídico.

As pessoas questionam sobre a fidelidade das GO8. O que sim se sabe é que enquanto a população se divide sobre estas questões, as vidas de dois jovens foram perdidas e as corridas ainda continuam ocorrendo e a cada dia o número de acidentes só aumentam.

Aqui é Rodrigo Rocha falando diretamente de Curitiba.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Galguyn G. Brancher’s story.