Mídias offline

Jaqueline Chile
G2 Cultura
Published in
2 min readOct 10, 2019

O que você vai levar desta leitura?

  • Meios de comunicação offline
  • Como pensar estrategicamente ao executá-los

Estamos sendo constantemente engolidos por telas, smart phones, redes sociais, conexões online, sites, letreiros, enfim, um boom de internet que avassala nosso dia-a-dia sem compaixão da nossa atenção. E no meio de tudo isso, muitas vezes esquecemos de direcionar nossas estratégias de divulgação para outros lados.

“Mas tem outros lado?” Pois é, car@ jovem, tem!

Antes disso, tudo era mato.Ou melhor, tudo era papel, artesanato, boca-a-boca. Com isso, quero dizer que diversificar a divulgação é uma maneira inteligente de atrair cada vez mais público para você. Sim, isso também funciona na área da cultura com o nosso alvo: o público.

Apesar das telas brilhantes, sempre vamos nos deparar no meio do caminho com algum cartaz que nos chame a atenção, um flyer diferente ou até mesmo vamos ouvir falar sobre através de um amigo.

Lembre-se de caprichar na atratividade ao desenvolver um flyer, por exemplo. Um design diferente, cores chamativas e que tenham a ver com o seu trabalho, um tamanho razoável, informações de contato em fácil acesso, texto claro e sucinto vão te ajudar a angariar mais olhos para aquilo que você quer chamar atenção: seja uma peça de teatro, exposição, seu trabalho manual ou um evento cultural.

Depois de organizar o material, chega a hora de planejar estrategicamente para onde vão seus flyer. Estude locais de distribuição que recebem seu público e que podem alocar seu flyer em um lugar visível. Pesquise sempre proporcionalmente em relação a quantidade de flyers confeccionados (1000 é um bom número e vai baratear o custo também); ou seja, se você tem mil flyers, é interessante utilizar 600 para uso externo e dividi-los em doze lugares distintos e os 400 restantes para o seu público assíduo, se for este o seu caso.

Aproveite a dica para colocar a mão na massa e ampliar seu plano de comunicação. Às redes sociais são ótimas, mas ainda muito pouco perto da vastidão de formas que podemos utilizar para expandir nosso trabalho.

--

--