Parcerias

Jaqueline Chile
G2 Cultura
Published in
2 min readOct 24, 2019

O que você vai levar desta leitura?

  • O que é uma parceria
  • Como fazer uma parceria
  • Pontos importantes antes de fechar uma parceria

Ao longo do caminho você vai se deparar com muitos artistas e/ou produtores fazendo exatamente o mesmo que você. Seja esperto, não encare-os como adversários, inimigos mortais, mas sim como PARCEIROS.

A palavra PARCERIA, segundo o dicionário online do google significa “reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum; companhia, sociedade”. E não é preciso muito esforço para ler essa explicação e imaginar mãos dadas caminhando com foco naquilo que almeja, não é mesmo?

Então o primeiro passo é identificar quem são seus possíveis parceiros, aquelas pessoas mais próximas (ou não, você também pode ir até o desconhecido), que não fazem parte diretamente do seu projeto mas que correm em paralelo com os projetos delas dentro da sua mesma área, a fim de chegar num ponto final muito semelhante ao seu. Logo, se o ponto final é o mesmo, caminhem juntos!

A inteligência coletiva é um super-poder dado à nós para abranger mais pontos do nosso trabalho e assim caprichar melhor em pontos que não estejam muito consistentes.

Parcerias podem ser estabelecidas de diversas maneiras, um exemplo pode ser online:

Você tem uma peça de teatro e precisa de maior divulgação em um nicho diferente do seu público padrão e quer chegar nessas pessoas, jovens de 18 anos; e uma outra página possui esse público em sua maioria. Talvez, você possa ceder uma quantia dos seus ingressos para essa página, sugerir um sorteio e uma quantidade X de stories. Todo mundo sai ganhando: a página que recebe os ingressos e tem interesse de dissipar cultura em seu território e você consegue alcançar o público alvo que estava distante. É isso: TODO MUNDO TEM QUE SAIR GANHANDO.

Parceria é uma relação de troca JUSTA e pode ser feita de diversas maneiras. Estude aquilo que está em déficit em seu projeto e troque figurinhas com profissionais que estejam próximos e poderiam te ajudar. Lembre-se de que o não você já tem e correr atrás do sim também faz parte do seu trabalho.

Cuidado também na hora de fechar parcerias oferecidas à você. Analise com bastante atenção se o que está sendo proposta é efetivamente interessante para você e para o outro, isso é imprescindível para manter um bom trajeto até o seu objetivo final.

--

--