Um guia completo das certificações da Google Cloud Platform (2023)

Gabriel Luz
Gabriel Luz
Published in
13 min readMar 26, 2023

A computação em nuvem é a estratégia de fornecer serviços de computação, incluindo armazenamento, servidores, rede, inteligência, análise, softwares e bancos de dados pela Internet ou “nuvem”. Isso agiliza o processo de inovação, otimiza custos na hora de escalar e torna os recursos flexíveis. De acordo com a Gartner, computação em nuvem continua sendo uma forte tendência tecnológica para 2023 e anos posteriores.

Para os profissionais de Tecnologia da informação (IT) é muito interessante a obtenção de certificações de computação em nuvem para aproveitarem o cenário de crescimento de investimento nessa área e atender a crescente demanda das empresas por projetos usando tecnologias de Cloud.

Diante desse cenário, a Google Cloud Platform (GCP) se mostra como dos principais players do mercado de computação em nuvem e suas certificações se tornam cada vez mais objeto de desejo e goal de estudo e preparação para profissionais de TI.

Quais são os diferentes níveis de certificação GCP?

A Google Cloud Platform segmentou seu catálogo de certificações nos seguintes níveis:

  • Fundamentos.

Esse é o nível de entrada para as certificações de cloud. É uma prova que espera que o canditado entenda de forma básica os principais serviços na plataforma e seja capaz de solucionar problemas de negócio com base nesse conhecimento.

  • Associate.

Atualmente somente a Cloud Engineer está nesse nível. Este é o ponto de partida ideal para quem busca certificados profissionais e abrange as habilidades como implantação, monitoramento e manutenção de projetos no Google Cloud.

  • Professional.

O nível professional por sua vez possui uma ampla variedade de provas, cada uma delas focada em uma role específica, como engenharia de dados, devops e machine learning. As provas desse nível entram em bastante detalhes nos serviços específicos de cada role.

Certificações

Nessa seção do artigo vamos entrar em detalhes sobre cada uma das provas e com isso você terá uma ideia melhor de qual delas possui um fit maior com seus objetivos professionais.

  • Digital Leader

Essa é a certificação inicial dentro do catálago da Google Cloud. Tem como público alvo pessoas que querem demonstrar que psosuem domínio acerca dos conceitos básicos da computação em nuvem e sobre a plataforma da GCP. Também é importante ter noções básicas sobre computação e internet além de saber identificar demandas de negócio e fazer o match com os serviços da Cloud que possuem fit para resolver essas demandas. De acordo com o guia disponibilizado pelo Google o exame cobre os seguintes conteúdos:

  1. Digital transformation with Google Cloud (~10% of the exam).

2. Infrastructure and application modernization (~30% of the exam).

3. Innovating with data and Google Cloud (~30% of the exam).

4. Google Cloud security and operations (~30% of the exam).

  • Associate Cloud Engineer

O Google define um Cloud Engineer como uma pessoa que executa tarefas como realizar deploy de aplicações, performa monitoramento de multiplos projetos e mantém soluções que utilizam serviços gerenciados pelo Google ou autogerenciados na Google Cloud. O professional que desempenha esse papel deve ser capaz de interagir com o ambiente de Cloud por meio do Console e via linha de comando.

Embora seja de nível Associate, essa prova não deve ser considerada simples por tem como objetivo demonstrar que o professional possua uma base sólida de conhecimento em cloud para realizar tarefas de dia a dia em um contexto de computação em nuvem. Antes de tentar as provas de nível Professional, é altamente recomendável que se faça a prova Associate Cloud Engineer pois ela serve como base para toda atividade dentro da Google Cloud.

De acordo com o guia da prova, esses são os conteúdos cobrados:

  1. Set up a cloud solution environment.

2. Deploy and implement a cloud solution.

3. Configure access and security.

4. Plan and configure a cloud solution.

5. Ensure successful operation of a cloud solution.

  • Professional Cloud Architect

A primeira prova de nível Professional que iremos abordar é a Professional Cloud Architect. Das provas desse nível, é a que possui maior grau de generalização. Embora seja desafiadora pela grande quantidade de conteúdo necessário para estudo, certamente é uma das mais interessantes por dar uma visão de todo o ambiente da Google Cloud.

É importante salientar que essa não é apenas uma prova sobre as ferramentas da plataforma de Cloud do Google, mas sim uma prova sobre Arquitetura de Soluções no ambiente de Cloud. Isso a torna mais difícil por um lado mas por outro lado, torna esta certificação mais valiosa. Conseguir ser bem sucedido nessa prova significa que você realmente sabe o que está fazendo, e seria até um bom indicador de que você seria um bom arquiteto de nuvem na AWS da Amazon ou na Azure da Microsoft, pois as Cloud possuem muitas similaridades.

Além de conhecer as ferramentas da GCP em si, é necessário que o candidato, assim como a própria role de arquiteto de soluções saiba como usar a nuvem em um ambiente profissional — equilibrando tradeoffs, gerenciando custos, presando pela segurança e boas práticas, tornando o ambiente sustentável.

De acordo com o guia oficial, o exame de certificação Professional Cloud Architect avalia sua capacidade nos seguintes tópicos:

  1. Design and plan a cloud solution architecture.

2. Design for security and compliance.

3. Manage implementations of cloud architecture.

4. Manage and provision the cloud solution infrastructure.

5. Analyze and optimize technical and business processes.

6. Ensure solution and operations reliability.

  • Professional Cloud Developer

No parágrafo abaixo podemos conferir como o Google encara a role de Professional Cloud Developer.

“A Professional Cloud Developer builds scalable and highly available applications using Google-recommended practices and tools. This individual has experience with cloud-native applications, developer tools, managed services, and next-generation databases. A Professional Cloud Developer also has proficiency with at least one general-purpose programming language and is skilled at producing meaningful metrics and logs to debug and trace code.”

Essa também é uma prova que considero bastante genérica, pois tem como objetivo engenheiros de softwares que desejam construir aplicações na Google Cloud usando os seus mais variados serviços com essa propósito. Além de um conhecimento genérico sobre conceitos de Tecnologia da Informação e sobre a própria a GCP, é interessante que o candidata também tenha experiência com assuntos de engenharia de software, como versionamento de código, boas práticas no desenvolvimento de código entre outros. A role de Cloud Developer se sobrepõe à função de Professional Cloud Architect. Os desenvolvedores não precisam apenas entender as arquiteturas nativas da nuvem, também precisam ser capazes de criar esses sistemas.

Para essa prova é interessante o domínio de certos serviços gerenciados que facilitam a vida de desenvolvedores, como o Cloud Run, PubSub e até certo nível a Kubernetes Engine.

De acordo com o guia da prova, esses são os tópicos esperados do candidato a Cloud Developer:

  1. Design highly scalable, available, reliable cloud-native applications.

2. Deploy applications.

3. Manage deployed applications.

4. Build and test applications.

5. Integrate Google Cloud services.

  • Professional DevOps Engineer

“A Professional Cloud DevOps Engineer is responsible for efficient development operations that can balance service reliability and delivery speed. They are skilled at using Google Cloud Platform to build software delivery pipelines, deploy and monitor services, and manage and learn from incidents.”

No parágrafo acima podemos ver como o Google enxerga a role de DevOps. Esta certificação destina-se a pessoas que são responsáveis por operações de desenvolvimento eficientes em uma organização e podem equilibrar a confiabilidade do serviço e a velocidade de entrega. Embora seja uma discussão profunda, para o Google, a role de DevOps se aproxima bastante ou mesma acaba sendo o mesmo que a role de Site Reliability Engineer.

Em sua essência, toda essa função do SRE é permitir que toda a equipe crie um software melhor com mais rapidez. E se você gastar todo o seu tempo apenas apagando incêndios e correndo atrás do próprio rabo, isso não vai acontecer. Portanto, ele usa o poder do desenvolvimento de software para ampliar o impacto do seu tempo.

No contexto da Google Cloud, essa role engloba uma série de produdos que são muito importantes no contexto de desenvolvimento de software, como as ferramentas da Operations Suite como Cloud Logging, Cloud Monitoring, Cloud Trace, Cloud Debugger e Cloud Trace. Também ferramentas que engolgam CI/CD como Cloud Build, Cloud Source Code Repository, Container e Artifact Registry. E por último, a prova também engloba o assunto de Infraestrtutura como código com o produto Cloud Deployment Manager.

De acordo com o guia do exame, essas são os assuntos cobrados:

  1. Apply site reliability engineering principles to a service.

2. Implement service monitoring strategies.

3. Manage service incidents.

4. Optimize service performance.

5. Build and implement CI/CD pipelines for a service.

  • Professional Cloud Security Engineer

Esta certificação é baseada na função de segurança dentro do ambiente na nuvem, incluindo identity and access management (IAM), data protection, network security defenses, and more. No parágrafo abaixo podemos ver o entendimento do Google sobre essa role:

“Through an understanding of security best practices and industry security requirements, this individual designs, develops, and manages a secure infrastructure leveraging Google security technologies. The Cloud Security Professional should be proficient in all aspects of Cloud Security including managing identity and access management, defining organizational structure and policies, using Google technologies to provide data protection, configuring network security defenses, collecting and analyzing Google Cloud Platform logs, managing incident responses, and an understanding of regulatory concerns.”

Ou seja, o Google espera que o professional de Cloud Security, por meio de uma compreensão das melhores práticas de segurança e dos requisitos de segurança praticadas pelo mercado, seja capaz de ajudar organizações um ambiente de Cloud seguro.

De acordo com o guia do exame, esses são os tópicos cobrados pelo Google:

  1. Configure access within a cloud solution environment.

2. Configure network security.

3. Ensure data protection.

4. Manage operations within a cloud solution environment.

5. Ensure compliance.

  • Professional Cloud Network Engineer

Esta certificação é destinada a pessoas que implementam e gerenciam arquiteturas de rede no GCP. É importante salientar que ao contrário das funções de especialista em rede do passado, esta nunca interage com nenhum hardware pois a em um ambiente de CLOUD é definida por software. O Google define essa role da seguinte forma:

“Implements and manages network architectures in Google Cloud Platform… [and] may work on networking or cloud teams with architects who design the infrastructure. By leveraging experience implementing VPCs, hybrid connectivity, network services, and security for established network architectures, this individual ensures successful cloud implementations using the command line interface or the Google Cloud Platform Console.”

Assim como em outras provas, para essa também é aconselhável que o profissional possua, além do conhecimento sobre Google Cloud, conhecimentos específico sobre o tema de redes. De forma geral, essa role espera que o profissional implemente e gerencie arquiteturas de rede no Google Cloud.

O guia oficial desse exame prevê que o candidato domine os seguintes temas:

  1. Design, plan, and prototype a Google Cloud network.

2. Configure network services.

3. Manage, monitor, and optimize network operations.

4. Implement Virtual Private Cloud (VPC) instances.

5. Implement hybrid interconnectivity.

  • Professional Data Engineer

De acordo com o Google: “A Professional Data Engineer enables data-driven decision making by collecting, transforming, and publishing data.”. Na última década o mercado de forma geral aprendeu que é possível extrair muito valor de grandes quantidades de dados, com isso, a role de Data Engineer é criar sistemas de processamento, tratamento e disponibilização de dados para toda uma organização. Ainda segundo o Google:

“A Data Engineer should be able to design, build, operationalize, secure, and monitor data processing systems with a particular emphasis on security and compliance; scalability and efficiency; reliability and fidelity; and flexibility and portability. A Data Engineer should also be able to leverage, deploy, and continuously train pre-existing machine learning models.”

Em termos de produto, essa prova aborda todos os produtos relacionados a dados presentes na Google Cloud, como o Dataproc, BigQuery, Dataflow, Dataprep, Data Fusion, Cloud Storage e PubSub. Mas não se trata apenas de configurar esses componentes. Essa função também envolve monitorar, manter, depurar e, ao longo do tempo, aprimorar esses pipelines, com isso esse profissional também deve ser capaz de usar os produtos da Operations Suite da GCP. E como outras provas, é importante que o profissional seja proficiente em assuntos off Google Cloud, como Apache Spark, Apache Map Reduce e SQL.

Embora existe uma prova dedicada a esse assunto, na certificação de Data Enginner também é esperado que o candidato esteja familiarizado com o tema de Machine Learning e conheça a plataforma Vertex AI, da GCP.

De acordo com o guia da prova, esses são os temas cobrados:

  1. Design data processing systems.

2. Ensure solution quality.

3. Operationalize machine learning models.

4. Build and operationalize data processing systems.

  • Professional Machine Learning Engineer

Essa certificação destina-se a pessoas que projetam, construem e implantam modelos de machine learning para resolver desafios de negócios usando as tecnologias da GCP. O Google define da seguinte forma a role de Machine Learning Engineer:

“A Professional Machine Learning Engineer designs, builds, and productionizes ML models to solve business challenges using Google Cloud technologies and knowledge of proven ML models and techniques. The ML Engineer is proficient in all aspects of model architecture, data pipeline interaction, and metrics interpretation and needs familiarity with application development, infrastructure management, data engineering, and security.”.

É valido destacar a importância da palavra “produtizar”. Essa certificação é focada não apenas no treinamento de modelos mas também e até principalmente em torna-los produtivos e portando, torna-los de fato úteis para a organização. E como outras provas de nível professional, o ML Enginner deve ser proeficiente em todos os aspectos da área, e não somente os que se relacionam com as tecnologias da Google Cloud.

A prova consiste em questões de negócio onde você deve identificar de que forma as técnicas de Machine Learning podem ajudar até questões mais práticas e diretos sobre como usar os projetos da Google Cloud para o desenvolvimento de modelos de ML. Mas não se engane, também são cobrados assuntos mais relacionados a Cloud em si em menos a área de Inteligência Artificial, como segurança e privacidade em seu pipeline usando itens como IAM e gerenciamento de chaves.

De acordo com o guia da prova, esses são os assuntos cobrados:

  1. Frame ML problems.

2. Architect ML solutions.

3. Design data preparation and processing systems.

4. Develop ML models.

5. Automate and orchestrate ML pipelines.

6. Monitor, optimize, and maintain ML solutions.

  • Professional Cloud Database Engineer

Essa é a última certificação de nível professional da Google Cloud e também a mais recente, lançada em 2022. Abaixo podemos conferir a definição do Google sobre essa role:

“A Professional Cloud Database Engineer is a database professional with two years of Google Cloud experience and five years of overall database and IT experience. The Professional Cloud Database Engineer designs, creates, manages, and troubleshoots Google Cloud databases used by applications to store and retrieve data. The Professional Cloud Database Engineer should be comfortable translating business and technical requirements into scalable and cost-effective database solutions.”.

Essa prova possui algumas congruencias com a certificação de Data Engineer. Entretando, a role de Cloud Database Engineer é mais focado nas bases de dados em si, sejam elas relacionais ou não. Então você poderá esperar questões mais específicas sobre produtos como Cloud SQL, Firestore (Native and Datastore mode), BigTable, BigQuery e migração de bases de dados para o ambiente de Cloud.

De acordo com o guia da prova, esses são os conhecimentos cobrados do candidato:

  1. Design scalable and highly available cloud database solutions.

2. Migrate data solutions.

3. Manage a solution that can span multiple database solutions.

4. Deploy scalable and highly available databases in Google Cloud.

Qual certificação da Google Cloud é melhor para mim?

Qual ou mesmo quais certificações escolher depende bastante sobre a sua utilização da plataforma de Cloud do Google. Caso você seja totalmente novo ao mundo de computação em nuvem, seria interessante se preparar para a prova de Digital Leader, pois ela te derá a base de conhecimento para avançar para provas mais complexas e específicas.

Caso você já possua experiência prática com a Google Cloud ou mesmo possua uma certificação de nível inicial de outra provedor, como a AZ 900 da Azure ou a Cloud Practitioner da AWS, o aconselhável seria ir direto para Associate Cloud Engineer, pois você já entende como o mundo de Cloud funciona e irá através do estudo para essa prova, irá se especializar na plataforma da Google.

Tratando-se das certificações de nível professional, a escolha de qual certificação fazer se baseia em qual ou quais se aproximam mais de sua função atual na empresa. Mas idependente do seu cargo, particularmente eu aconsolho a fazer a prova de Professional Cloud Architect pois ela te derá uma visão privilegiada de toda a Cloud tanto do ponto de vista técnica quanto de negócios. Através do estudo para essa prova você construirá uma base sólida para seguir qualquer outra especialização dentro do ambiente de Cloud.

Caso você seja um profissional da área de infraestrutura, as provas de DevOps, Security e Network podem fazer sentido para você. Já se você trabalha com dados no seu dia a dia, as provas de Data Engineer, Database e Machine Learning podem ser bons caminhos de estudo. Por último, caso você seja um engenheiro de software ou desenvolvedor, as provas de Cloud Developer e DevOps podem ser muito úteis para o seu dia a dia.

Quais provas fazer no final de contas acaba sendo uma decisão particular sobre o que você quer para sua carreira e quais conhecimentos são necessários para atingir seus objetivos. Particularmente eu gosto de ter uma visão macro de tudo o que faz sentido para minha carreira e que a Cloud oferece. No meu cenário específico, como atuo como engenheiro de dados na minha empresa, escolhi fazer a prova focada nessa role mas também as Machine Learning e Database, pois acredito que embora eu não use esses conhecimentos no dia a dia, ter uma boa noção sobre essas tecnologias pode me ajudar a me destacar no mercado de trabalho e também a me comunicar melhor com os professionais dessas carreiras. Acho válido destacar também que segui o processo de estudar para Digital Leader, Associate Cloud Engineer e Professional Cloud Engineer para ter uma base de conhecimento sólida sobre a Google Cloud Platform.

Como se preparar

Como mencionei por diversas vezes ao longo desse artigo, para muitas das provas de certificação é desejável que o candidato tenha conhecimentos especificos sobre Tecnologia da Informação e suas subáreas de especialização, como redes, segurança, machine learning e dados.

Aproveito também para destacar algo extremamente relevante para se ter em mente ao longo do seu caminho de preparação. O certificado de aprovação por si só não possui muito valor para o mercado de trabalho. O que de fato agrega valor ao profissional certificado é todo o conhecimento prático e teórico que ele adquiriu ao estudar para o exame. Ou seja, o que de fato determina o sucesso do processo é a sua capacidade de transformar seu estudo em valor real para a empresa através do trabalho diário na Google Cloud.

Duas das principais fontes de estudo que gosto de recomendar é a plataforma de curso A Cloud Guru, que possui cursos sobre vários exames de certificação. Outra fonte de estudo que considero de grande utilidade são os cursos do Dan Sullivan na plataforma Udemy.

Ao estudar para exames de certificação, é importante que além de cursos você também se prepare através da resolução de diversos simulados. Para esse propósito eu recomendo as plataformas Whizlabs e Exam Topics.

O último ponto que você deve ter em mente ao longo do seu processo de estudo é se tornar capaz de navegar e extrair informações da documentação da Google Cloud, pois no dia a dia será sua principal fonte de refêrancia sobre a plataforma.

Conclusão

Através desse artigo busquei explicar o contexto de cada um dos exames de certificação oferecidos pela Google Cloud. Espero que as dicas que dei te forneçam insights para você aplicar no seu caminho de se tornar um profissional certificado pela Google Cloud!

--

--

Gabriel Luz
Gabriel Luz

Estudante de engenharia eletrônica, aspirante a cientista de dados e apaixonado por tecnologia.