Escrever todos os dias para saber o que escrever

Gabriel Pardal
FVM : Faça você mesmo
2 min readMay 18, 2023

Em uma entrevista recente, Chris Martin (sim, eu vou citar Chris Martin agora e não Paulo Freire), quando perguntado como é sua rotina quando não está em turnê, respondeu que não é muito diferente da dos dias de show. Ele senta e toca e compõe todos os dias. Às vezes sai uma música inteira, noutras um trecho, uma melodia, ele retrabalha uma composição inacabada, combina com outras, tanto faz. Quando a banda se reúne para trabalhar num próximo álbum, ele acaba apresentando um número cinco vezes maior de canções daquelas dez que acabam selecionadas pra gravar.

Escreva todos os dias. Não precisa ser artigos de mil palavras, pode ser um post no blog, nas redes sociais, um relato no diário. Não importa onde, nem o quê, a única coisa que importa é que você escreva.

É possível que no final de um período você tenha um volume de coisas que possa servir para um outro projeto: um livro, roteiro de filme, de série, uma palestra… Porém, o foco não é o produto mas sim o processo. Escreva porque escrever é o que você faz, é o seu esporte. Isso vai desenvolver sua criatividade, sua habilidade de comunicação e o fluxo de pensamento necessários no processo de escrita. E por fim, melhorar seus resultados.

Por que citei Chris Martin e não outros tantos criadores que fazem o mesmo? Porque por mais que ele seja um artista super-ultra-mega bem sucedido, que já tenha sua poupança nos milhões, ele continua fazendo isso todos os dias. Porque ter sucesso ou ser rico não quer dizer necessariamente que se é bom. E no seu caso, é isso o que ele busca. E porque o trabalho continuo se torna uma forma de encontrar o que você quer dizer.

--

--

Gabriel Pardal
FVM : Faça você mesmo

Artista. Escreve sobre processos criativos, inspiração e criatividade nos dias de hoje. https://www.gabrielpardal.com/