China: Como é morar em Shenzhen e o que aprendi no primeiro mês

Gabriel Reynard
Meu Blog — Gabriel Reynard
4 min readDec 24, 2017
🇨🇳 Shenzhen — Foto por Betakit

Há um mês atrás (17 de Novembro de 2017), desembarquei em Shenzhen com uma decisão ousada: morar e trabalhar em um país completamente desconhecido para mim. Mas o que me motivou a tomar essa decisão? Foi a busca por experiências enriquecedoras e a oportunidade de explorar um mundo novo.

Shenzhen, assim como Brasília, é uma cidade planejada. No ano de 1980, contava com apenas 30 mil habitantes, porém, em 2017, esse número disparou para cerca de 12 milhões! É impressionante testemunhar o crescimento e a transformação desta cidade ao longo do tempo.

Shenzhen, uma cidade que se desenvolveu no epicentro da tecnologia, é o lar de inúmeras fábricas e escritórios de grandes empresas chinesas. Entre elas, destacam-se gigantes como Huawei, Lenovo, DJI, BYD, Tencent, Alibaba e muitas outras.

E você sabe o que é surpreendente? Mesmo com apenas um mês aqui, tive a oportunidade de explorar e conhecer bastante. Deixe-me compartilhar com você algumas das coisas que mais gostei até agora:

Bicicletas para Alugar são Moleza 🚴‍

Elas estão espalhadas por TODA a cidade. Você desbloqueia a bicicleta com seu smartphone e paga por quilômetro rodado, tudo via aplicativo.

Mobike’s — na saída do Metrô

Os mais populares são Ofo e Mobike.

Eu uso este serviço quase todos os dias, é barato e muito fácil para sair pedalando. Não ando mais do que 50–100 metros para encontrar uma bike e posso devolver em QUALQUER lugar, é só descer e colocar a trava que a corrida termina.

Táxis e Ônibus Elétricos compõem a frota 🚌

Aqui os táxis e ônibus são elétricos, não usam gasolina.

A empresa que os fabrica se chama BYD e é líder mundial em baterias, a sede fica em Shenzhen e a cidade se tornou exemplo para muitas outras mundo à fora, no Brasil a BYD possui fábrica e escritórios em Campinas e São Paulo.

BYD — ônibus e carros elétricos

A comida me Surpreendeu 👍

Tem de tudo, não passo vontade de nada e como muito bem aqui. Tinha a impressão que teria dificuldade em me adaptar, mas acontece que a comida aqui é bem gostosa 😅.

Noodles — com um pouquinho de pimenta
Dumplings — um “ravioli” chinês

Uma coisa que notei é que legumes cozidos estão presentes em quase todos os pratos, assim como a diversidade de carnes que é equivalente ao Brasil. Além disso, os supermercados oferecem uma ampla variedade de opções.

No entanto, nem tudo são maravilhas. Confesso que cometi alguns erros ao fazer pedidos e acabei comendo comida excessivamente apimentada em algumas ocasiões, além de sabores mais exóticos, rsrs. Mas faz parte da aventura culinária, certo?

Crescimento Acelerado 📈

Uma das sensações que experimento em Shenzhen é a de que a cidade ainda está em constante construção, como se o impressionante desenvolvimento dos últimos 30 anos não fosse suficiente.

Obras estão em andamento em todos os bairros, desde a expansão do metrô até a construção de arranha-céus, shoppings e complexos residenciais. Essa visão é um reflexo de uma economia forte e em constante crescimento, que se reflete no cotidiano da população.

Ao caminhar pelas ruas, é comum avistar carros importados, lojas de grife e arranha-céus imponentes. Esses elementos são evidências tangíveis do progresso econômico e do estilo de vida vibrante que permeia a cidade.

Crescimento Shenzhen — China

Tudo Muito Rápido 🏃

Você quer alugar um apartamento?

Visite ele em um dia, pague um sinal no outro e se mude! Sim, foi esse o tempo que eu demorei para alugar um apartamento aqui, 2 dias.

Foto do prédio

Para fazer negócios aqui a burocracia é muito pequena, você pode pagar tudo via aplicativo e não precisa ter um banco para intermediar, é simples.

Outro exemplo foi quando quis colocar internet em casa. Contratei em um sábado, no domingo foi instalado e uso desde então.

Agilidade = dinheiro.

Pagar TUDO com o Celular 📲

Talvez isso seja o que mais goste na China até então, a facilidade para pagar as coisas usando o seu celular.

Aqui as pessoas têm AliPay e WeChat, dois aplicativos que você vincula com sua conta do banco e pode utilizar para fazer transferências com apenas alguns cliques.

Pago meu aluguel, contas de luz e água, supermercado, táxi, comidas etc…

Qualquer coisa para falar a verdade pode ser pago via celular:

Foto por TechInAsia

Obrigado e até a próxima 🖐️

--

--