10 coisas para fazer quando estamos desmotivados

E voltar a ser produtivo!

Gabriel Reynard
Meu Blog — Gabriel Reynard
6 min readOct 5, 2016

--

Eu odeio ficar desmotivado, é uma coisa que me incomoda!

Porém, não é algo que consigo controlar muito bem, acho que nenhuma pessoa consegue. Aquela segunda-feira com chuva e você no trabalho, uma ressaca de domingo…

Há muitas coisas que nos desmotivam, mas há algumas formas de se desviar delas, mudar o foco! Li bastante sobre o assunto e ao longo do tempo tenho feito algumas coisas que me ajudam a sair deste marasmo que é estar desmotivado:

1. Agradecer pelas coisas que tenho

Sempre que fico desmotivado a primeira coisa que faço para melhorar é me lembrar o quão bacana é minha vida! Tenho um lar, uma família bonita, comida na mesa, saúde e não falta lazer.

Lembrar disso é muito bom e me coloca pra cima!

Muitas vezes nos cobramos por aquilo que não temos ainda, um celular novo, TV etc, e esquecemos das pequenas coisas que realmente importam, e que sem elas a vida não faz sentido, como por exemplo respirar ar puro, ter água, comida…

2. Comece algo pequeno

As vezes a razão de estar desmotivado é porque temos planos muito ambiciosos para nós mesmos. Não tem problema sonhar alto, o problema é ficar frustrado por não conseguir alcançar aquilo que sonhou.

Sendo assim, minha sugestão é sonhar um pouquinho mais baixo, execute coisas menores em sua vida e você passará a ficar mais motivado, pois, será capaz de concluí-las com êxito.

Você vai perceber que vai chegar um momento em que você estará apto a sonhar e executar vôos maiores, atingindo aquele sonho que antes lhe traziam frustrações.

Veja meu exemplo: eu sempre quis lançar um curso online e vender para as pessoas. Nunca consegui! Sempre desisti no começo, gravava um ou dois vídeos, achava que estava ruim e jogava tudo para o alto.

A solução que encontrei foi fazer algo menor, modesto e que eu sabia que teria capacidade de terminar. Foi então que fiz o ebook do Medium, um livro digital que ajuda pessoas a utilizar essa incrível plataforma. O livro é grátis e me ajudou a entender o processo de criação de um curso, como divulgar, captar interessados etc. Agora me sinto mais confiante para lançar um curso maior e colocar para vender.

3. Tire um descanso, um cochilo

Desmotivação não tem nada a ver com preguiça!

A desmotivação pode aparecer justamente por você estar cansado, estressado ou porque está em um ritmo muito acelerado, sem conseguir focar direito naquilo que está fazendo.

Não há nada melhor do que dar uma descansada para recuperar a motivação! Um cochilo de 15 minutos, uma deitadinha no sofá… Fechar um pouco os olhos e parar aquilo que você está fazendo é uma maneira de recuperar a energia!

Em muitos casos, é justamente quando dou uma parada na rotina que boas ideias surgem, que a solução do problema aparece e que me sinto preparado para retomar aquilo que estava fazendo.

4. Relembre das coisas boas que você já fez

Quando fico desmotivado perco a vontade de escrever, de produzir conteúdo e até mesmo de ganhar dinheiro. Isso me deixa triste, porque eu gosto de fazer essas coisas.

Então, quando estou em uma fase ruim eu tento me lembrar das fases boas que já tive!

Começo a olhar para o passado e ver o que conquistei, como evolui ao longo dos anos e o que de bom me aconteceu neste período. É incrível como isto me dá energia para produzir mais.

Quando eu era dono do elaele eu tive a oportunidade de dar entrevistas para portais como Exame e Startupi, além de programas de TV. Eu guardei tudo isso dentro de uma pastinha e sempre que estou desmotivado vou lá e dou uma olhada nessas conquistas que tive, me sinto bem e vejo que nessa vida as coisas funcionam em ciclos, hora estamos no topo, hora estamos em baixo.

Aproveite os momentos no topo e relembre deles, fará com que você queira estar lá de novo e logo sua motivação volta.

5. Se pergunte se é o que realmente você quer

Quando fico desmotivado eu me lembro de uma coisa: tenho 2 filhos e contas para pagar.

Ai eu começo a me questionar se aquele momento desmotivado é o que eu realmente quero pra mim e pra minha vida, se eu não poderia deixar para ficar desmotivado no domingo por exemplo.

Eu sei que é difícil, mas muitas vezes ficamos sem motivação à toa! E se é à toa então por quê não mudar minha maneira de agir e começar a produzir?

Pergunte a si mesmo: por quê estou desmotivado hoje? Se você demorar para obter respostas, é porque está desmotivado por nada, e se nada é capaz de te desmotivar, nada também deve ser capaz de te motivar.

Uffa, ficou um pouco confuso, mas é por aí!

6. Procure por inspiração

Inspiração pra mim é conhecer histórias de pessoas que se deram bem na vida, olhar para a lista de bilionários da Forbes e ler sobre o que fazem e sua trajetória, ver um vídeo dos melhores momento do Ronaldo Fenômeno ou do Roger Federer

Sempre que estou me sentindo mal procuro por alguém famoso que gosto, que faz algo que me impressiona e do qual tenho orgulho.

5 minutinhos no YouTube, 1 artigo lido ou uma música escutada e pronto! Estou de volta pro jogo.

7. Publique sua meta

Uma maneira de encontrar motivação para as coisas é falar sobre suas metas e objetivos com outras pessoas.

Por exemplo, se você está com vontade de perder 5kg, publique nas redes sociais que irá começar com este objetivo e peça a seus amigos para lhe darem força.

O resultado será maravilhoso! Amigos e familiares irão te incentivar e podem muitas vezes colaborar com sua meta, investindo em você.

8. Procure ajuda

Há momentos em que estamos muito desmotivados e nada parece ser capaz de nos ajudar. Nessa hora o melhor a se fazer é procurar ajuda de outras pessoas.

Quando é um problema que nos aflige, buscar ajuda espiritual pode ser uma forma de nos acalmarmos e encontrarmos sentido naquilo que estamos fazendo.

Se é um problema físico ou estético por exemplo, buscar a ajuda de um personal trainer, um médico ou nutricionista pode ser o caminho para você.

O importante é saber que existem pessoas dispostas a ajudar, não dê as costas para elas.

9. Pense nos benefícios, não nas dificuldades

Quando estamos fazendo algo é muito comum pensarmos nas dificuldades que vamos ter ao fazer.

Mas se mudarmos a perspectiva e pensarmos nos benefícios que vamos ter ao concluir, afastamos a desmotivação. Em vez de pensar em problemas e sofrer por antecipação, pensamos no que de bom vamos receber ao terminar determinada ação.

É a história do copo meio cheio ou meio vazio, uma questão de perspectiva.

10. Se comprometa com os outros

Quando eu pensei em escrever o ebook do Medium eu sabia que não poderia começar se eu não fizesse algumas promessas para os meus seguidores. Era preciso me comprometer com eles, definir um prazo de entrega e trabalhar em cima.

Quando disse a todos que entregaria o ebook em cerca de 1 semana, me vi obrigado a ter motivação para escrever o que pretendia.

Mesmo que houvesse momentos onde eu não queria escrever nada, eu sabia que o prazo existia e que pessoas estariam esperando pelo conteúdo no final deste prazo. Era um compromisso que tinha firmado.

Não havia tempo para ficar desmotivado!

Firmar um compromisso de curto ou médio prazo é uma excelente forma de entregar resultados, você se cobra mais quando tem alguém esperando.

Você gostou desse texto?
Acesse meu blog para mais conteúdo.

Leita também: Vamos falar sobre a Samsung

Aproveite para me seguir nas redes sociais:
Me siga no Twitter | Facebook | LinkedIn | Snapchat

Obrigado por ler!

--

--