Eu, dando um mergulho na linda cidade de Ubatuba (SP)

7 comportamentos que procuro ter para alcançar o sucesso

Na vida e nos negócios

Gabriel Reynard
Meu Blog — Gabriel Reynard
5 min readJan 3, 2017

--

Uma virada de ano é libertador!

É um período para pensar sobre o que alcançamos no ano anterior e procurar melhorar ou mudar de rumo no ano seguinte.

Este é o propósito do texto, mostrar como eu tentei ser melhor em 2016 e como procuro alcançar o sucesso em 2017.

1. Ser um pouco mais eu

Uma coisa que percebi é que quando você é mais você no seus dias há uma tendência forte de você dizer não para aquilo que não quer e sim para o que realmente quer.

Fez muita diferença pra mim. Fugi de roubadas, economizei dinheiro, acordei mais cedo…

Procurei ser mais autêntico em minhas escolhas, preservando o que eu queria e não o que os outros queriam que eu fizesse. Isso me deu mais liberdade para ser quem eu sou e me ajudou a tomar decisões melhores.

Ainda erro, me deixo ser influenciado de vez em quando e tomo decisões que não queria, mas ter diminuído isso foi um alívio. Tente você também.

2. Saiba cobrar o preço certo

Neste ano que passou realizei bastante coisa no âmbito profissional, além de ter estudado bastante também.

Me senti bem mais preparado para oferecer o serviço de Consultoria em Marketing Digital. E foi o que procurei fazer, montei meu site, comecei a escrever e expor ideias, me posicionei online e criei meu portfólio de serviços.

Mas e o preço?

Demorei um pouco até entender quanto valia o meu trabalho e conhecimento.

Meu primeiro erro foi oferecer meu serviço a um preço baixo. Achei que por estar começando no ramo da consultoria (apesar da experiência na área), o preço justo assustaria o cliente, então eu deveria cobrar mais barato por estar começando.

Aconteceu o contrário: o preço baixo fazia o cliente desconfiar e achar que eu não era bom o suficiente, ou que queria o trabalho a qualquer custo. E não era bem isso.

Então passei a cobrar o justo, um valor mais compatível com o mercado e que também me satisfaria, porque não há sentimento pior do que aquele em que você pensa: “eu deveria ter cobrado mais”.

Feito isso, as coisas começaram a melhorar e as expectativas foram alinhadas.

3. Crie relacionamentos

Uma das coisas que busquei este ano foi ampliar minha rede de contatos, seja online ou real.

Melhorei e muito meu perfil no LinkedIn e comecei a escrever lá também. Afinal, para ser visto é preciso aparecer.

Os textos me ajudaram muito! Algumas pessoas me escrevem e acho super legal conversar com elas e ver o que fazem da vida, são conexões que podem agregar em algum momento da vida.

4. Não tente sempre vender algo

A mentalidade de vendedor é excelente para os negócios, te ajuda a ganhar dinheiro. Mas fazer coisas por prazer e compartilhar de graça com os outros é muito benéfico também!

Como alguns de vocês sabem, escrevi um ebook sobre o Medium com dicas de como criar uma publicação e etc.

Não havia motivo algum para eu cobrar por ele, não me deu tanto trabalho para fazer e eu sempre tive em mente que compartilhar este conteúdo era muito mais interessando do que tê-lo só pra mim.

E outra coisa, vocês pagariam?! Acho que não, é mais fácil ir fuçando e aprendendo.

Ao optar pelo grátis ganhei outras coisas que julgo valerem mais que o dinheiro. Contatos, seguidores, mensagens de obrigado e clientes para consultoria.

5. Corrija suas metas

No começo do ano havia estabelecido uma meta de ler 1 livro por mês, quem lembra?

Pois é, li 6 livros e parei.

Não que eu não tenha lido mais nada no restante do ano, aliás, até li um livro sobre cervejas e whisky. Mas o que eu não sentia mais era mais vontade de ler um livro sobre negócios e resenhar ele aqui no Medium.

Então ajustei a meta para 1 livro a cada 2 meses. HEHEHEHE!

Concluí minha meta com sucesso!

Em vez de ficar triste por não ter conseguido optei por aceitar uma “premiação” menor.

6. Não pare de estudar

Este é um conselho óbvio, mas senti na pele como é ficar um tempo sem estudar. Em 2016 comecei super motivado, fazendo cursos online, treinamentos e lendo bastante.

Acontece que depois dei uma desencanada, queria “descansar” a mente e achei que o melhor seria parar de estudar um pouco e executar mais.

A verdade é que parar de estudar não te faz executar mais, você faz mais quando quer fazer, independente do tempo que gasta estudando.

É claro que se você está na faculdade de segunda a sexta não terá o mesmo tempo caso não estivesse, mas não podemos usar isso de desculpa para não fazer nada, entende?

Estudar pode ser ver um filme, assistir um vídeo no YouTube, ir ao teatro, visitar um museu…

O importante é encaixar o aprendizado no seu dia-a-dia!

7. Cara de pau

Em 2016 fui bem cara de pau, sem ser chato é óbvio, sempre com o bom senso como aliado.

Mandei email para pessoas que admiro dizendo a diferença que o conteúdo delas faz pra mim (algumas responderam ☺), deixei meu cartão com pessoas que eu conheci em feiras e eventos, mesmo aquelas em que o papo não foi tão bom, pedi desconto em quase todas as minhas compras (e paguei menos por muitas coisas) e aderi a sunga.

O lance da sunga tem mais a ver com a vergonha, mas ser cara de pau é quase um sinônimo de não ter vergonha, então conta!

E o que eu espero? Espero uma vida mais alegre e de conquistas em 2017, para mim e para você que está lendo.

É isso! Se você gostou, clique em “Recommend” para que mais pessoas possam ler ☺.

Aproveite para me seguir nas redes sociais:
Me siga no Twitter | Facebook | LinkedIn | Instagram

--

--