E quando da preguiça?

Uma reflexão sobre aqueles dias que não queremos fazer nada, e que de certa forma, precisamos fazer!

Gabriel Reynard
Meu Blog — Gabriel Reynard
Sent as a

Newsletter

6 min readMay 25, 2016

--

Faz uns dias que estou com preguiça, notaram?

Talvez não, mas como eu tenho um compromisso em escrever aqui no blog, eu sinto mais esta preguiça que vocês. Acontece que meu último texto foi no dia 11 de maio, exatamente 14 dias atrás.

Como de costume, tento pelo menos escrever 1 texto por semana, mas eu não consegui…

Também não estou lendo nada neste momento, descumprindo com uma meta que fiz la no começo do ano, ler 1 livro por mês.

Mas será que isso é bom ou ruim?

Sinceramente, não sei responder. Tem horas que acho bom ter essa preguiça, pude fazer outras coisas neste tempo que não tinham relação com escrever algo ou estudar algo, apenas me diverti.

No dia 14 fui a um casamento de um amigo, estava muito bom! Festa linda, amigos por perto, música boa uma viagem deliciosa a São Paulo. Valeu a pena!

Acontece que fiquei “derrotado”, me diverti tanto e fui embora tão tarde da festa que não sobrou energia na semana seguinte, tudo o que tinha deixei no meu trabalho, quando chegava em casa só queria saber de deitar e ver TV com a família.

Por isso eu digo, nem sempre sei classificar a preguiça como algo bom ou ruim, para meu blog foi ruim, mas para meu pessoal foi ótimo me sentir assim.

Eu estava “de bode”, conhecem a expressão?

Ai depois do casório, começou a expectativa para o feriado municipal de Santa Rita do Sapucaí, que juro, é muito bom!

A cidade recebe o circo, parque de diversões e barracas de comidas. Churros, krep’s, cocada, maça do amor… Hmmm, tudo muito bom.

No dia 17 já estavam começando a montar tudo e eu não resisti, em vez de escrever ou produzir algo, fui festar. Não era bem uma preguiça de fazer coisas, mas uma preguiça de pensar, de organizar ideias…

E por quê será que eu estive assim? Na verdade, acho que todos temos momentos como este, de não querer fazer nada útil.

Então chego a uma conclusão:

Não somos preguiçosos, somos desmotivados!

Em algumas circunstâncias, deixamos de nos motivar por alguma razão (no meu foram as festas, optei por gastar minha energia nelas e não no blog), o que nos faz fugir de outras atividades que queremos ou pretendemos fazer.

No fundo, eu me senti mal com isso, deixei de me comunicar com vocês.

E por quê é tão importante voltar a escrever?

Eu acredito que quando você se coloca em uma situação por muito tempo, aquela situação passa a controlá-lo, o que era para ser atípico se torna rotina, e você corre o risco de parar de produzir.

Louco né? Mas pense bem, quantas vezes você parou de fazer algo por quê simplesmente trapaceou uma ou duas vezes e depois acabou por trapacear todas as vezes até parar?
(Academia talvez, rsrs?!)

Para isso não acontecer, é preciso tomar alguma ação. Se comprometer com algo, e lembrar sempre que se você não entregar irá decepcionar alguém (a si mesmo ou seu chefe por exemplo).

Meu objetivo na vida é ser um consultor, um empreendedor de sucesso, criar um produto etc. Não é escrever ou bloggar!

Mas o compromisso de escrever, de bloggar, de alimentar vocês com ideias e de colocar as minhas próprias para fora (do meu cérebro) é o modo como eu encontrei de me cobrar para atingir os objetivos citados acima.

As metas e objetivos são o que me ajudam a construir (quando cumpridas) uma ponte para o objetivo maior. É o material de construção, que sozinho não representa muito, mas organizado e bem estruturado se torna uma linda casa.

Como encarar as coisas então?

Se você mudar a perspectiva das coisas, vai entender que não se trata de preguiça, mas de uma falta ligeira de motivação, o que é normal, temos altos e baixos quando se trata deste assunto.

Mas… para tudo existe um jeitinho! E você deve encarar as coisas da seguinte forma:

Eu sei o que eu tenho que fazer.

Mas muitas vezes espero ficar motivado para fazê-las.

A verdade é que a motivação é inconstante. Ela vem e vai.

Já o que eu tenho que fazer não, está sempre aqui.

O que eu deveria fazer então é terminar o que eu tenho para fazer, independente de estar motivado ou não.

Sendo assim, preciso urgentemente recuperar o fôlego para fazer aquilo que eu me comprometi a fazer. Hoje é dia 25, tenho mais 5 dias para terminar o livro deste mês, há tempo!

E assim que eu terminar, estando motivado ou não eu terei lido mais 1 livro, publicado mais uma resenha no Medium e adquirido um novo conteúdo, que se acoplará no meu cérebro junto com outros milhares de conteúdos que tenho e que em algum momento da vida surgirá como uma ideia renovada, parte de algum projeto ou “coisa” que estou fazendo.

É por isso que precisamos trabalhar sempre, não importa a razão!

Entenda uma coisa, trabalhar é a 2ª melhor coisa do mundo!

A 1ª é ficar à toa!

E para que trabalhamos? Para poder ficar à toa um dia…

Assim que entender isso verá com outros olhos suas atividades e obrigações, até porque ser preguiçoso não é um problema, é uma característica humana. O problema é ficar desmotivado sempre, isso sim precisa de correção.

Para combater a preguiça e a desmotivação, simplesmente faça, uma hora esse ato de fazer irá lhe proporcionar o que você realmente espera e sempre quis, e aí sim você poderá com orgulho dizer que é um preguiçoso convicto, pois, já fez aquilo que queria.

Então vamos lá, segue alguns conteúdos para você absorver na semana e pensar em algo novo para produzir:

O que estou lendo?

Decido hoje que vou ler o livro 23 hábitos Anti-Procrastinação, que custa apenas R$ 7,99 na Amazon e tem vááárias avaliações positivas. De todo ruim não deve ser, e espero que me ajude a nunca mais ficar 14 dias sem postar ☺.

A principal razão por ter escolhido este livro (além do preço) é o fato dele ter apenas 88 páginas, da para ler em algumas horas. Como estou em uma faze de preguiça, ajustei minha meta para poder cumprir-lá sem me desgastar tanto.

Faça isso quando estiver desanimado, diminua suas metas e encurte suas ações, assim não perderá o foco na “ação” e não se sentirá penalizado por não cumprir com um de seus objetivos.

Meu último texto

Já fazem 14 dias que publiquei, mas no meu último texto explico porque escolhi o Medium como principal plataforma para publicar meus textos.

Foto

Tirada por Charles Theron, essa foto mostra uma funcionária da reserva ambiental de Mankwe, África do Sul, chorando a morte de um rinoceronte, caçado para retirada do chifre.

E eu te pergunto, até onde a atrocidade do homem pode chegar? Caçam estes lindos e ameaçados animais por um chifre que faz um chá afrodisíaco! Que porcaria!

Meu objetivo com esta foto é te fazer lembrar o quão especial a natureza é, que os animais são presentes divinos e nossa única responsabilidade com eles é preservá-los e contemplá-los (a distância por favor).

Frase

A frase tem tudo a ver com a foto, e com o texto também! É preciso lembrar de que nosso potencial como humanidade é infinito, basta que todo ser faça sua contribuição e que um não afete o outro, mas sim colabore para que sua contribuição possa ser ainda mais valiosa.

Jamais vamos querer o mal a nós mesmos, por isso é importante olhar para o mundo como uma coisa única, para que só o bem prevaleça.

Obrigado por ler, te desejo um ótimo feriado!

Gostou do texto?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Acesse meu blog para mais conteúdo como este.

Leita também: Roube como um Artista!

Aproveite para me seguir nas redes sociais:
Me siga no Twitter | Facebook | Instagram | LinkedIn | Snapchat

Obrigado por ler!

--

--