Ev Williams, CEO do Medium

Medium acabou de demitir 50 pessoas, devemos nos preocupar?

Gabriel Reynard
Meu Blog — Gabriel Reynard
3 min readJan 5, 2017

--

Foi anunciado ontem pelo CEO do Medium Ev Williams que a plataforma demitiu 1/3 dos seus funcionários, um total de 50 pessoas.

Além disso, os escritórios de Washington e Nova York serão fechados.

É um sinal de retrocesso para a plataforma?

Eu acho que não, essas pessoas trabalhavam em áreas de vendas e suporte ao cliente, o que evidência que o modelo de negócios do Medium não deu certo $$$.

No post original escrito ontem por Ev, ele comenta que 2016 foi o melhor ano do Medium, com um aumento de 300% no número de posts publicados. O mais difícil eles conseguiram, fazer com que pessoas (famosas ou não) publicassem conteúdos bacanas e originais aqui dentro.

Mas isso não é garantia de que irá dar dinheiro, e para sustentar a estrutura que eles estavam montando era preciso faturar.

Fundado em 2012 e com mais de $132 milhões de dólares recebidos em investimento, podemos dizer que a plataforma é um sucesso. Mas sofre como outra qualquer quando o assunto é gerar receita.

Facebook gera MUITA receita, mas já imaginou se houvesse a mesma quantidade de anúncios que tem lá aqui? Ninguém usaria o Medium mais, essa estrutura linda que eles possuem iria desaparecer e os escritores também, aposto!

Estamos aqui pela simplicidade do produto, pela qualidade dos textos que são publicados, pela facilidade de leitura e pelo belo design que nos é oferecido.

Se colocar anúncio fica feio!

Mas não acho que devemos nos preocupar, o Medium esta consolidado como um espaço para bons textos, e o próprio Ev afirma isso, que não há intenção alguma de acabar com o serviço, mas sim, de mudar o seu curso.

Sabendo que não mexeram no time de tecnologia é um alívio, pois, são os responsáveis por trazerem novidades técnicas para o Medium, como melhorias, correções de bugs, apps etc.

Para nós usuários é o que realmente importa, que a ferramenta possa evoluir do ponto de vista técnico e que tenhamos mais recursos para utilizar.

O que me preocupa é um questionamento antigo por parte dos usuários do Medium: como vamos ganhar dinheiro com a plataforma?

Se nem os executivos descobriram isso, como nós pobres usuários podemos encontrar uma forma de rentabilizar nosso trabalho por aqui? Esse talvez seja o maior desafio que ambos vamos ter, equipe do Medium e escritores.

O que me consola é que Ev colocou isso como a principal mudança que ele quer fazer na plataforma:

So, we are shifting our resources and attention to defining a new model for writers and creators to be rewarded, based on the value they’re creating for people.

Traduzindo:

“Então, nós estamos posicionando nossos recursos e atenção para definir um novo modelo para escritores e criadores para que possam ser recompensados, baseados no valor que estão criando para seus seguidores.”

As pessoas querem utilizar o Medium, querem escrever e trazer suas publicações para cá, mas se não rolar um $$ não dá!

Minha humilde sugestão é que eles implementem o sistema de micro-pagamentos, aquele em que o usuário contribui com um valor a seu alcance para o produtor do conteúdo. Pode ser 1 real ou 20, de acordo com sua capacidade financeira e desejo.

Já funciona em outras plataformas, a Vid.me é um exemplo. Você faz uma live com seus seguidores e eles podem enviar “moedinhas” para você de acordo com o conteúdo que vai apresentando.

Se for algo inédito e muito bom, há chances de ganhar muitas “modinhas”, se é um conteúdo regular e pouco interessante, você não vai ganhar.

Não é o melhor dos cenários mas já é um cenário, e os antigos já diziam:

“É de pouco em pouco que a galinha enche o papo.”

É isso pessoal, vamos ficar de olho nas mudanças do Medium e esperar pelo melhor este ano, que a plataforma consiga evoluir no aspecto técnico e que uma forma de rentabilizar o conteúdo seja “inventada” ☺.

É isso! Se você gostou, clique em “Recommend” para que mais pessoas possam ler ☺.

Aproveite para me seguir nas redes sociais:
Me siga no Twitter| Facebook | LinkedIn | Instagram

--

--