Como posso me tornar uma Product Manager mais técnica? sem traumas.

Mercedes
GabrielaMercedes
Published in
6 min readApr 1, 2024

Este conteúdo é construído com base na minha jornada como PM dentro de startups.

É fato, e eu sempre fui a pessoa que defendia o fato de que não é uma responsabilidade nossa, como product manager, saber codar ou entender detalhadamente o universo do desenvolvimento. Mas, preciso ser sincera: desde que me permiti e investi meu tempo para entender mais, sinto que o jogo virou da água pro vinho. Tentarei ser breve.

Este conteúdo é construído com base na minha jornada como PM dentro de startups.

Primeiro, quais dores eu precisa resolver?

  • Me sentia cega quando as iniciativas entravam em desenvolvimento. Não entendia as evoluções das entregas nas dailies, o que os desenvolvedores estavam realizando e quanto faltava para finalizar;
  • Não conseguia tangibilizar como determinada solução poderia ser materializada minimamente;
  • Não conseguia ter discussões relevantes com o time técnico e isso acarretava em documentações fracas.
  • Sentia que precisava dar mais um passo na minha carreira

E, o que eu senti que ganhei me tornando uma PM mais técnica?

  • Sem dúvidas, a comunicação com o time de desenvolvimento fica muito mais confiante. Melhora uns 300%, até porque a chance de perguntarmos algo sem pé nem cabeça cai pela metade, além de conseguirmos ter discussões mais valiosas(vai por mim) (colocaria como TOP 1 dos ganhos)
  • A gente se sente mais segura para falar o que dá e o que não dá para ser feito no produto aos stakeholders. E conseguimos assim tomar decisões melhores e até ter mais compreensão nas estimativas.
  • E claro, estamos subindo de nível como profissionais. Mais segurança, mais entrega de valor, mais diferencial competitivo no mercado.

Por onde começar para ser uma Product Manager mais técnica?

Eu resumiria em 3 grandes blocos a ordem que você pode seguir para se tornar uma PM mais técnica:

1. Entender o banco de dados relacional do produto que está inserida

Vai por mim, isso muda vidas rs. Eu vivia muito no ambiente do discovery até o ‘pronto para desenvolvimento’. Mas como me aprofundava pouco no delivery, eu sentia que quando chegava nesse momento, eu perdia o ritmo da dança. Me sentia cega no avanço do time, com aquelas previsões sem segurança alguma e até mesmo nas dailies, eu me sentia em nárnia.

Foi a partir daí, que busquei entender como funcionava o produto no backstage. E é o que vou sugerir a você.

Não sinta vergonha. Chame um dos desenvolvedores, peça a ele o diagrama do produto que mostre as tabelas e suas relações e que explique a você como funcionam.

Um exemplo de como é esse diagrama:

Perguntas que você pode fazer ao desenvolvedor em cima dele:

  • Quais são as principais tabelas em nosso banco de dados?
  • Como essas tabelas se relacionam entre si?
  • Existem chaves estrangeiras que conectam essas tabelas?
  • Quais são as regras que determinam como os dados são preenchidos em cada uma dessas colunas?
  • Como os dados são capturados pelo sistema? e/ou quais são os processos ou eventos que acionam a inserção ou atualização de dados nas tabelas?
  • Existem integrações com outros sistemas que alimentam nossas tabelas de dados?

2. Documente todo o aprendizado

Vai por mim, nada melhor do que ter todas as regras de preenchimento de cada coluna das tabelas bem anotadas! ( se você entrar em um produto gigantesco, priorize o que for mais relevante rs). E sempre que uma nova tabela surgir, vá atualizando o documento. Principalmente se o seu time tiver acesso e puder realizar pesquisas e análises em cima desses dados.

Atenção!

Quer mais um desafio? tente construir uma aula para compartilhar o aprendizado com seu time. No meu caso, somos uma unidade de negócio dentro da Caju e no meu time existem pessoas de vendas, atendimento, operação, negócio. Conseguir entregar o poder nas mãos do time, explicando como o produto funciona, como as coisas acontecem e principalmente, como podem fazer pesquisa em cima disso, é o melhor cenário da vida de um PM possível ❤

3. Hora de brincar e fazer análises com base nas tabelas

O último grande bloco é a parte da análise de dados. Agora que aprendemos quais tabelas, colunas e regras fazem parte do nosso produto, o grande presente vai ser conseguirmos fazer análises com muito mais facilidade. Quanto mais praticarmos, mais rápida será nossa resposta mental a como montar uma query e puxar os dados para analisar.

Mas gabi, não tenho domínio de SQL. Como posso então fazer minhas análises com o máximo de autonomia possível?

Nossos problemas acabaram hahaha graças ao Chat GPT, não é mais preciso passar horas e horas fazendo cursos, ou pedindo ajuda para pessoas da empresa pra montar um SQL ou pra ajudar a resolver algum erro na hora de rodar a query. (Vocês não tem noçãaaaao mas isso têm me ajudado muito!)

É fato que, vai ajudar muito você ter uma noção do básico de SQL. Então sim, eu oriento você a dar uma estudada, pedir para alguém da empresa montar algumas com você e ir explicando (já aproveita pra conhecer as outras informações que existem no banco de dados da empresa) e quebra um pouco a cabeça.

Isso vai facilitar na hora que você for inserir o prompt no chat gpt para pedir que ele monte um SQL pra você. Aí vai um exemplo para ajudar:

Dando um passo atrás

Que tipos de análises posso fazer com essas tabelas? Bem, isso não vai ser uma dúvida porque com certeza seu time vai pedir ajuda para ter algumas respostas e você mesma ao longo do tempo vai começar a levantar elas. Mas uma boa sugestão para um pontapé inical é você usar o Gemini (IA do Google). Tenho usado e gostado pois consigo inserir a imagem do diagrama e pedir sugestões de análises.

Voltando ao SQL

Não sou a melhor pessoa dos prompts. Acho que a medida que iremos praticando vamos nos aprimorando, mas o importante é começar. Combinado?

Aqui algumas coisas são importantes: Pra fazer as análises você precisará ter alguma ferramenta de análise de dados que a empresa utilize para inserir o seu SQL e conseguir puxar as informações das tabelas que estão no banco de dados!

Na Caju, uma das ferramentas que usamos bastante é o Metabase. Nele estão todas as tabelas do nosso banco de dados, que são atualizadas diariamente. Assim, eu consigo puxar as informações que preciso e realizar as análises do meu produto.

Tem uma ferramenta de análise? ótimo! agora é pedir ao chat gpt que ajude você a construir esse SQL.

Algumas dicas

  1. Dê contexto ao chat GPT: Explique claramente qual é o objetivo da query, ou seja, o que você espera alcançar com os dados que serão extraídos.
  2. Forneça detalhes sobre as tabelas e colunas relevantes: Liste as tabelas que devem ser envolvidas na query e mencione as colunas específicas que você precisa incluir na seleção de dados. (isso diminui a hance de dar erros na hora de rodar a query e você ter que ficar ajustando ela com os nomes das tabelas e etc.)
  3. Especifique critérios de filtragem ou ordenação, se necessário: Se houver critérios específicos para filtrar os dados (por exemplo, datas, IDs, valores), inclua esses detalhes.
  4. Identifique quaisquer junções ou relações entre tabelas: Se a query envolver junções entre tabelas, explique como essas tabelas estão relacionadas e quais colunas são usadas para estabelecer essas relações. (Isso aqui você aprendeu lá no passo 1 né? Se liga! )

Com base nessas informações, o ChatGPT poderá montar uma query em SQL adequada para você, minimizando a necessidade de grandes alterações antes de rodá-la na ferramenta de análise.

Exemplo: Trabalho em um produto [explique de forma resumida o que seu produto faz]. E agora preciso entender quais produtos geraram mais receita no último trimestre. Para isso, preciso montar um SQL para fazer a análise na ferramenta [x]. para ajudar na construção do SQL, essas são as tabelas existentes:

  1. Product: com as colunas x,y e z
  2. Contract: com as colunas x,y e z

Observação: Adicione apenas as tabelas e as colunas necessárias. Não é preciso adicionar tudo. hehe

Ele vai retornar um SQL, e a partir daí a ideia é fazer a query rodar direitinho, ajustando o que for preciso.

Normalmente os maiores erros estão relacionados a alguma tabela que foi escrita de forma errada, letra maiúscula ou minúscula e o from + caminho da tabela que precisamos escrever direitinho.

Caso sua query dê erro, pegue o erro, jogue no GPT e vá tentando descobrir. Em último caso, não se envergonhe: PEÇA AJUDA!

Com o tempo você vai sentir que está ficando mais profissional no assunto :)

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida: eugabimercedes@gmail.com

Abraços

--

--

Mercedes
GabrielaMercedes

-Ai Gabi, só quem viveu sabe-. Chegue mais, pegue um café e vamos conversar ?