Como Projetamos nossas soluções de interatividade — MateusMais Parte II

Mercedes
GabrielaMercedes
Published in
4 min readMar 13, 2022

Na primeira parte deste artigo me debrucei sobre as primeiras etapas do time no Discovery de um dos nossos novos serviços no Mateus Mais;

Nesta segunda parte, vou entrar nas etapas de pesquisas e entrevistas com usuários, até a definição de primeiro MVP.

6. Pesquisas e Entrevista com Usuários

No post anterior, pegamos feedback, visões e insights do time do Mateus Mais. Foi super enriquecedor porque foi reforçando os gaps atuais da jornada do usuário, bem como dicas de apps de interatividade que eles tinham como sugestão.

Agora, o passo não menos importante, coletar insights e visões dos nossos usuários. Como eu estava recente no time, precisava ouvir nossos usuários. Por isso, dividimos esta etapa em pesquisas quanti e quali.

Para a pesquisa Quantitativa, montamos um roteiro e com ajuda do Marketing, disparamos para nossos usuários ativos. Nosso objetivo era captar a faixa etária mais engajada no app para responder uma pesquisa online sobre o Mateus Mais, bem como entender e mapear aplicativos que costumam usar, motivos de compras online, frequência de compras, como descobriram nosso app e pesquisas sobre consumo de live commerce.

Com base em alguns desses insights, começamos a marcar entrevistas qualitativas para conhecer mais o perfil desse nosso usuário predominante. No caso, média 37 anos.

Entendemos que nosso app possui vários grupos de personas, mas com base nos mais engajados, queríamos entender suas rotinas, hábitos de consumo e o que mais pudesse agregar.

6.1 Criação do roteiro para entrevista quali e tabulação de dados

Junto do time de UX, fomos desenhando o roteiro da entrevista com base nas perguntas que gostaríamos de responder. Seguimos várias dicas e aqui compartilho com você também:

Nossas entrevistas qualis foram realizadas por vídeo conferência e com base nas respostas do usuários, começamos a fazer o processo de cruzamento dos dados quantitativos, qualitativos e dados do aplicativo (idade que mais compra, o que mais compram, frequência de compra e etc)

7. Workshop interno para definição do MVP

Com base em todo esse processo de pesquisa, nós compilamos todo esse volume de informações e dados para que pudéssemos apresentar aos stakeholders e provocar todos a criarem juntos e em colaboração o que seria nosso primeiro MVP do Mateus Play.

Compilamos os feedbacks das pessoas do time, dos usuários, as pesquisas de mercado, dados quantitativos do app e da pesquisa que realizamos. Você pode acessar parte desse conteúdo aqui:

Apresentação ao time

Após apresentação, dividimos nosso time em grupos para que cada um pudesse projetar o que seria nosso primeiro MVP.

8. Resultado

O processo colaborativo foi super importante porque pudemos colocar várias pessoas de cada “pedaço” do app para discutirem juntas o que seria tecnicamente possível, financeiramente viável e claro, desejável para os nossos usuários. Essa parte colaborativa era muito pouco explorada e os times não tinham muito muito o hábito de estarem juntos. Isso fez com que todo mundo se sentisse parte dessa construção.

Alguns dos nossos resultados:

Após o desenho das soluções, cada time apresentou suas ideias e assim fomos vendo se as ideias estavam muito divergentes ou não. Depois, pedimos para que cada pessoa votasse nas duas ideias que mais gostou. Ao final, tivemos um primeiro mvp definido e a partir daí, nossa designer entrou em ação para projetar o protótipo com base no workhop.

No próximo encontro, falaremos um pouco mais sobre o desenho do protótipo e teste com usuários :)

--

--

Mercedes
GabrielaMercedes

-Ai Gabi, só quem viveu sabe-. Chegue mais, pegue um café e vamos conversar ?