Construindo uma cultura de segurança psicológica

Mercedes
GabrielaMercedes
Published in
3 min readMar 24, 2022

Maneiras práticas de começar a construir confiança e colaboração

Construir confiança psicológica em um time talvez seja o maior desafio de quem realmente deseja ser uma líder. E eu comecei o desafio desde cedo, quando me tornei líder de uma squad com mais de 8 pessoas.

Eu vinha de experiências onde eu não me sentia confortável para dar feedbacks reais, arriscar ou me permitir errar. E a única coisa que eu tinha certeza era que, quando eu me tornasse líder, as pessoas que estivessem trabalhando comigo, estivessem em um ambiente seguro e confortável para ser e falar o que elas realmente achavam. Eu não queria todo mundo concordando comigo, ou todo mundo ficando calado logo após uma decisão.

“Confiança, curiosidade e segurança. Tudo isso encoraja o pensamento divergente e a curiosidade. E era isso o que eu mais queria do time.”

Mas como é mesmo que a gente faz isso? a primeira coisa eu sabia, era que eu deveria estudar muuuuuuuuuito. Ler e começar a entender todo esse universo de liderança, cultura criativa, e entender o cenário que eu estivesse seria o primeiro passo antes de começar a traçar planos para testar, errar, testar, errar, até começar a amadurecer.

Essa introdução é para poder compartilhar com vocês um pouco de alguns artefatos que comecei a usar com o time, para fazer as pessoas se sentirem parte de uma equipe. Uma equipe segura.

O contexto: A squad que comecei a liderar era uma squad que já existia na empresa, mas ela vinha de um contexto de muitos conflitos, mudanças e rotatividade. A sensação era que o time “antigo” estava com uma enorme resistência as pessoas novas, e as pessoas novas se sentindo deslocadas e sem saber por onde começar.

“Se não confiamos uns nos outros, então não nos envolvemos em conflitos construtivos e ideológicos, e continuamos preservando um senso de harmonia artificial” (Livro: Os 5 desafios das equipes)

Primeiro artefato:

Desafio do Café: Quantos cafés você consegue tomar nas próximas 3 semanas?

Desafio do café na ferramenta Padlet

Existe um livro, o Planeje melhor seu negócio, que uma grande amiga me emprestou e nele existe um desafio que sempre soube que um dia iria fazer com a minha equipe. Ele se chama o Desafio do café.

Sobre o desafio: O time precisaria tomar o máximo de cafés em 3 semanas com pessoas que de alguma maneira pudessem agregar na jornada deles e do nosso time. A pessoa que tomasse mais cafés com outras pessoas, ganharia.

As regras (Aqui criamos regras de acordo com o que faria sentido para nós)

1. Pode tomar café com no máximo 2 pessoas do próprio time;
2. Tem que tomar um café com pelo menos uma pessoa de fora da empresa;
3. Tomar com pelo menos 1 ex-cliente, cliente atual ou possível cliente;
4. Pelo menos com 1 pessoa de outro módulo da Pulse.

Objetivos para atingir:

  1. Compartilhamento da experiência. Todo mundo saindo da zona de conforto e isso fazia com que todos entendessem o que um estava passando.
  2. Muitos insights legais para o time
  3. Autoconsciência de cada um. Pessoas autoconscientes não tem medo de reconhecer seus erros, se tornam mais confiantes e confiáveis.
  4. Histórias criam conexões. A medida que cada um compartilhava como foi seu café com alguém, de alguma maneira a equipe se aproximava cada vez mais

E inúmeros outros objetivos tidos como consequência desse desafio.

Percepção: De início, as pessoas do módulo antigo estavam resistentes em realizar o desafio. Mas com o tempo e depois da primeira pessoa, as outras foram se sentindo seguras a arriscar. Nem todos participaram, mas isso é uma construção e precisamos ter a consciência que aos poucos vamos conseguindo desbloquear. Ao final, quem participou do desafio percebeu o quanto foi importante se permitir conectar não só com pessoas do próprio time, como com outras pessoas também.

Bem, se você quiser acessar esse desafio, só clicar aqui:

E você, o que anda fazendo para aumentar a confiança do seu time? :)

--

--

Mercedes
GabrielaMercedes

-Ai Gabi, só quem viveu sabe-. Chegue mais, pegue um café e vamos conversar ?